segunda-feira , 27 maio 2024

Home » Barueri » Barueri informa: Eleitor tem até o dia 8 para tirar ou transferir o título presencialmente

Barueri informa: Eleitor tem até o dia 8 para tirar ou transferir o título presencialmente

maio 7, 2024 12:46 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

20220916_113145Foto: Lourivaldo Fio/ Secom

As eleições municipais 2024 estão chegando O primeiro turno já está marcado para o dia 6 de outubro e os eleitores de todos os 5.568 municípios brasileiros terão até o dia 8 de maio para tirar ou transferir seu título.

Em Barueri, a regularização deve ser feita pessoalmente em um dos dois cartórios eleitorais (Zonas Eleitoras – ZE 199ª e 386ª), que funcionam no Fórum “Desembargador Breno Caramuru Teixeira”, no Jardim dos Camargos (rua Min. Rafael de Barros Monteiro, 110 – telefone: 4163-1601), também chamado de Fórum da Comarca de Barueri II.  Neste final de semana, inclusive, sábado (4) e domingo (5), haverá plantão das 11h às 17h, e o atendimento será feito por ordem de chegada. Recomenda-se, entretanto, chegar até 16h.

Devem regularizar o título de eleitor quem precisa atualizar ou corrigir dados do documento, incluir o nome social, transferir o domicílio eleitoral e trocar o local de votação. É ainda possível também fazer o alistamento eleitoral (tirar o primeiro título), mas nesse momento apenas de forma presencial. É preciso levar um documento oficial de identificação com foto e um comprovante de residência recente. Para as pessoas do gênero masculino maiores de 18 anos também é necessário apresentar o certificado de quitação do serviço militar. Nesta reta final de fechamento de cadastro o autoatendimento não está mais disponível para nenhum serviço. Nos dias, 6, 7 e 8 de maio os cartórios atenderão das 9h às 17h.

Transferência de título por vínculo
Você sabia que é possível transferir o título se o eleitor comprovar que tem vínculo com determinado local, seja ele por trabalho formal ou solidário ou vínculo afetivo? “O trabalho é comprovado por meio de holerite com os dados da empresa, declaração do local de trabalho com papel timbrado etc.”, diz Erik Haddad, chefe de Cartório e analista judiciário da 199ª ZE de Barueri.

É necessário que se comprove também o vínculo afetivo. “Por exemplo: atendemos outro dia uma pessoa que a família toda dele era de Barueri. Ele nasceu e cresceu aqui e todos os parentes que se foram estão sepultados no cemitério do município. Ele efetivamente não mora mais aqui por motivo de trabalho, mas está sempre na cidade, principalmente em vários fins de semana. Ele quis voltar a sua inscrição eleitoral para cá, pois, além de tudo, encontra muitas pessoas conhecidas nos dias de eleição. Então, a sua transferência foi baseada nisso. Foi puramente por vínculo afetivo, o que pela norma atual é perfeitamente cabível”, declara Erik.

Neste ano, os eleitores terão a oportunidade de votar para escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Por isso, vale lembrar sobre a importância desse ato, principalmente porque mesmo quem não gosta de política, é regido por ela. Escolher bons candidatos é como escolher o próprio futuro, afinal, serão esses candidatos eleitos que determinarão onde os recursos públicos serão utilizados na cidade, sejam eles na saúde, educação, esporte, lazer, meio ambiente etc. Fique atento e pesquise antes de dar seu voto a alguém.

 

Leave a Comment