sábado , 27 abril 2024

Home » Barueri » Barueri – Prefeitura instala Ecoponto para o descarte de resíduos sólidos

Barueri – Prefeitura instala Ecoponto para o descarte de resíduos sólidos

fevereiro 27, 2024 10:59 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

_MG_7366Foto: Beatriz Lucato/Secom

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), com operação do Consórcio NP Barueri e Tecipar Engenharia e Meio Ambiente, instalou o primeiro Ecoponto da cidade, em amplo espaço na rua Afonso Crudo, 235, na Vila Pindorama (bairro Cruz Preta). O benefício possibilita aos moradores a oportunidade de realizar o descarte correto de resíduos sólidos com o objetivo de manter o município limpo, organizado e bem-cuidado, além de incentivar o descarte responsável e a reciclagem.

O Ecoponto começou a funcionar no dia 15 de dezembro de 2023 e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O atendimento é prestado mediante o preenchimento de cadastro. Com a medida, o morador poderá levar ao local até 20 sacos de materiais contendo 50 quilos em cada.

Na área, há caçambas separadas para o descarte de eletrônicos, pneus, madeiras (sofás, armários), metais (pilhas, baterias), entulhos, materiais recicláveis e ferrosos. Tem ainda espaço específico para receber medicamentos vencidos ou em desuso.

Não são permitidos lixo domiciliar, químico e hospitalar. “Fazemos um apontamento, registro, do que entra diariamente. Depois, no final de semana, a empresa (consórcio) dará destino correto para esses materiais”, explicou Francisco Pugliesi, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da SSM.

Nova opção à população 

O Ecoponto é uma nova opção oferecida pela Prefeitura de Barueri à população para o descarte regular de resíduos sólidos. Além disso, a cidade já disponibiliza os serviços de coleta de lixo orgânico domiciliar (normal e conteinerizada), coleta de resíduos da saúde (obrigatória mediante recadastramento até 31 de março de cada ano), coleta seletiva, coleta de entulho (em big bags distribuídos) e coleta de cacarecos.

 

 

Leave a Comment