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CCR ViaOeste vai investir mais de R$ 1 bilhão na Castello Branco

maio 25, 2022 12:44 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

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Fotos: Divulgação CCR

Estão sendo iniciadas pela concessionária as obras de ampliação das marginais da rodovia Castello Branco em Barueri, bem como reconfiguração do viário no segmento entre o km 23 e km 32 

A CCR ViaOeste está iniciando nesta semana uma das mais importantes benfeitorias de sua história. Um canteiro de obras que deve movimentar profissionais de diversas áreas e gerar mais de 21 mil empregos diretos e indiretos está sendo montado para possibilitar a ampliação das vias marginais da rodovia Castello Branco, no trecho de Barueri, em um dos eixos de maior desenvolvimento econômico do País. O investimento previsto pela concessionária nesse conjunto de melhorias no sistema viário deve ser de R$ 815 milhões, que somados aos R$ 232 milhões que estão sendo aplicados no novo acesso para Osasco, ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão.

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Atualmente Barueri possui o quinto maior PIB do Estado de São Paulo e é referência como uma das 15 economias mais fortes do País. Isso acontece em virtude de ampla estrutura que o município possui, composta por grandes empresas, centros logísticos, polos empresariais e comerciais, além de ser referência em residenciais de alto padrão. “O investimento da CCR ViaOeste nas obras de ampliação das vias marginais será um marco para a estrutura logística da cidade e trará melhores condições de fluidez na interligação da Capital paulista com os municípios do oeste do Estado”, ressalta o Diretor de Investimentos da concessionária, José Salim.

Esse conjunto de obras não estava contemplado no contrato de concessão da CCR ViaOeste, mas foi adicionado através de um acordo entre a CCR e Governo do Estado de São Paulo. Será realizada pela concessionária a ampliação das vias marginais do km 23 ao km 27 nos dois sentidos da rodovia, passando de quatro para sete faixas de rolamento em cada sentido, o que permitirá a segregação do tráfego urbano e rodoviário.

NOVAS PONTES

Um dos destaques dessa importante obra fica para a construção de duas novas pontes sobre o Rio Tietê, paralelas à atual Ponte Guilherme de Almeida.  Nesse ponto também haverá adequações do sistema viário municipal, com interligações à Avenida Dr. Dib Sauaia Neto, Rua da Prata, Avenida Guilherme Perereca Guglielmo e novo acesso para a Avenida Café do Ponto.

Outro ponto de grande confluência entre o tráfego urbano e rodoviário também será remodelado.

O Trevo de acesso ao Alphaville, no km 23, terá adequações viárias, permitindo melhor acesso e fluidez no trânsito para a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré, Estrada da Aldeinha, Avenida Berna, Avenida Fernando Cerqueira César Coimbra, Rua Bahia, Avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues e Alameda Xingu.

Ainda dentro do pacote de melhorias, está contemplada a remodelação do trevo de Barueri no km 26, com interferência direta nas ligações com a Praça da Solidariedade, Praça dos Artista, Avenida Anápolis, Estrada dos Romeiros, Rua Duque de Caxias, Praça das Bandeiras, Rua Onu, Rua Independência e Rua Presidente Artur Costa e Silva. O projeto engloba a execução de diversos dispositivos de acesso, bem como a construção, ampliação e readequação de viadutos e passarelas de pedestres.

Além das vias marginais do km 23 ao km 27 da rodovia Castello Branco, a CCR ViaOeste também implantará faixa adicional na pista oeste, sentido interior, do km 27 ao km 32, trecho que passa pelos municípios de Barueri, Jandira e Itapevi. A ampliação para quatro faixas contribuirá para dar maior fluidez nesse segmento da rodovia.  O prazo pactuado junto à Artesp para conclusão das obras é 35 meses.

GRANDES NÚMEROS

  • R$ 815 milhões de investimento nas obras das marginais em Barueri;
  • 21 mil empregos diretos e indiretos;
  • 2 milhões de pessoas beneficiadas nos municípios da região;
  • 70 mil metros cúbicos de concreto serão utilizados na obra, equivalente a 10 mil caminhões betoneira de concreto;
  • 8,5 mil toneladas de aço serão empregados nas estruturas da obra, mais do que foi utilizado na Torre Eiffel, em Paris, que possui 7,3 mil toneladas de aço;
  • 35 mil metros cúbicos de asfalto serão utilizados;
  • 22,4 km de drenagem superficial ou profunda serão implantados ao longo da obra.

 

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