quinta-feira , 28 março 2024

Home » Alphaville » Informe Publicitário – Evento aberto ao público, dia 24: Escola Internacional de Alphaville promove Festival Literário

Informe Publicitário – Evento aberto ao público, dia 24: Escola Internacional de Alphaville promove Festival Literário

outubro 23, 2015 12:12 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, São Paulo A+ / A-

escola internacional

Foto: Divulgação 

Alunos da Escola Internacional de Alphaville, instituição de ensino bilíngue localizada em Barueri, na Grande São Paulo, participarão do Festival Literário 2015, que acontece no próximo sábado, dia 24 de outubro. O evento anual promovido pelo sexto ano consecutivo pela instituição é aberto ao público e tem o objetivo de criar um ambiente propício para que os visitantes conheçam as diversas atividades desenvolvidas pelos alunos.

Escritores de renome, como: Daniel Munduruku, autor de livros de literatura infantil que aborda a cultura indígena em suas obras; Milton Hatoum, o vencedor do prêmio Jabuti de Melhor Romance com os livros “Relatos de um certo Oriente”, “Dois Irmãos” e “Cinzas do Norte”; e Luciana Sandroni, vencedora do prêmio Jabuti de melhor livro infantil com a obra “Minhas Memórias de Lobato” compareceram à Escola para interagir com os alunos.

Os trabalhos que integram o evento foram produzidos nas mais amplas interpretações dos alunos e professores nas plataformas de vídeo, instalações artísticas, produções textuais, encenações teatrais, produção de artesanatos, contações de histórias, utilizando todos os espaços livres da Escola, como salas, rampas e os corredores, transformando-a numa verdadeira galeria literária.

“O evento aproxima o aluno do universo literário, fazendo com que ele tenha contato com a criatividade de diversos autores, além de todos os benefícios ligados à leitura e à escrita”, explica Ricardo Chioccarello, gestor da Escola Internacional.

O Festival é precedido pela Semana Literária – realizada de 19 a 23/10, momento em que são realizadas diversas palestras de autores e atividades que integram alunos. O escritor Milton Hatoum e os quadrinistas Gabriel Bá e Fábio Moon falaram para os alunos do High School (Ensino Médio), dentre outros temas, sobre a adaptação aos quadrinhos que os irmãos gêmeos fizeram da obra “Dois Irmãos”, de Hatoum, ganhador do prêmio Jabuti como Melhor Romance em 2001. A autora Daniela Bauer conversou com os alunos de Teens 8(8º ano do Ensino Fundamental II) sobre seu livro de estreia, “Morada das Lembranças”, e sobre o seu processo criativo. Já André Neves falou com alunos de Junior 3 (3º ano do Ensino Fundamental I) sobre o livro “A Caligrafia de Dona Sofia” e sobre sua vida e carreira, produzindo desenhos para os alunos.

Daniel Munduruku, filósofo, historiador, psicólogo e autor de livros de literatura infantil, que divulga a cultura indígena em suas obras, conversou com os alunos do Junior 1 (1º ano do Ensino Fundamental I), Teens 6 (6º ano do Ensino Fundamental II)  e Teens 8 (8º ano do Ensino Fundamental II) que leram trechos de seus livros. Já os alunos do Junior 5 (5º ano do Ensino Fundamental I) participaram de um bate-papo com  Luciana Sandroni, autora do livro “Mário Que Não É de Andrade”, que vem sendo trabalhado em sala de aula. Após a palestra, a escritora foi homenageada com a peça “Mário que Era de Andrade”, encenada por alunos do Junior e High School.

Após o Festival, que ocorre dia 24, ainda estão previstas visitas de autores, como a de João Anzanello Carrascozza, autor, entre outros livros, de “Aos 7 e aos 40” .

Dentre outras atividades realizadas antes do Festival, a contação de histórias dos estudantes do High School para os do Kids este ano terá como base o livro clássico da literatura infantil “Frederick”, premiada obra do escritor holandês Leo Lionni. Haverá também sessões especiais de cinema, com a apresentação de curta-metragens, dentre outros. Durante a Semana, uma feira de livros bilíngues será exposta especialmente para os alunos do Teens e do High School.

Ao longo da Semana Literária, a cultura popular brasileira estará em evidência com apresentações baseadas no livro “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, – ambas as obras ganharão adaptações teatrais encenadas pelos alunos. Por fim, ainda no âmbito da literatura brasileira, “Macunaíma”, de Mário de Andrade, também fará parte do palco por meio de uma peça teatral envolvendo alunos do High School e Junior.

A linguagem das histórias em quadrinhos também será abordada, desde as tradicionais até o mangá japonês, culminando em atividades de elaboração de histórias e jogos de raciocínio.

Todos os jogos, dos mais populares aos eletrônicos, que permeiam a Semana Literária terão inspiração em livros de Ferenc Molnár e Robert Louis Stevenson. E a discussão de questões morais será feita em sessões de debates, por meio dos contos dos Irmãos Grimm, como a tradicional “Chapeuzinho Vermelho”. O fenômeno literário contemporâneo “Harry Potter” levará os visitantes a um mundo mágico de magias, poções e experimentos científicos.

Informe Publicitário – Perfil:

Escola Internacional de Alphaville diferencia-se por seu projeto educacional arrojado e adequado à sociedade contemporânea. Foi criada segundo as mais avançadas e eficientes conquistas na área de educação, garantindo uma formação bilíngue (português-inglês) altamente qualificada, ao preparar seus 710 alunos de 17 nacionalidades para um mundo competitivo por meio de uma visão pluralista e de incentivo às múltiplas competências e habilidades. Hoje, cerca de 15% dos alunos são estrangeiros, sendo a maioria, filhos de executivos expatriados. Dentre os projetos, aulas de empreendedorismo, aulas de educação financeira, o Life@School Tablet Program – que alia atividades pedagógicas ao uso de iPads – e o projeto de voluntariado Janelas para o Futuro.

 

Leave a Comment