quinta-feira , 25 abril 2024

Home » Alphaville » Caminhar contribui para paciente renal viver mais e melhor

Caminhar contribui para paciente renal viver mais e melhor

maio 17, 2019 12:01 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, Mundo, São Paulo A+ / A-

caminhada

Exercício aumenta qualidade de vida, fortalece o sistema imunológico,

pode reduzir infecções e a chance de precisar de diálise ou transplante

             Os benefícios proporcionados pelas caminhadas são velhos conhecidos da população, mas uma série de estudos científicos realizados nos últimos anos mostra que caminhar também é um ótimo remédio para manter a saúde renal e ajudar pacientes que já desenvolveram doenças nos rins a viver mais e melhor. Caminhar, concluem os pesquisadores, aumenta a qualidade de vida, beneficia o sistema imunológico, pode reduzir infecções, melhorar as condições cardíacas, diminuir as chances de precisar de diálise ou transplante e os índices de mortalidade entre os doentes renais.

“É uma atividade fácil de realizar, sem custo algum e que pode e deve ser incorporada à rotina. Faz bem para o corpo e também para a saúde mental, ampliando a sensação de bem-estar, reduzindo a ansiedade e o estresse”, afirma o médico nefrologista Bruno P. Biluca, da Fenix Alphaville.

Uma das pesquisas sobre os efeitos das caminhadas sobre doentes renais crônicos acompanhou 6.393 pessoas com a doença em estágios de 3 a 5 em tratamento no hospital da Universidade de Medicina da China, em Taiwan. O estudo, realizado ao longo de uma década, revelou que, quanto maior a frequência das caminhadas, melhores são os resultados. Pessoas que caminhavam sete ou mais vezes por semana apresentaram 44% menor risco de precisar fazer diálise e transplante, e mortalidade 59% menor. Os índices foram de 19% e 17%, respectivamente, entre aqueles que faziam caminhadas de uma a duas vezes por semana. “O benefício da caminhada independe da idade, função renal e comorbidade dos pacientes”, concluíram os pesquisadores em artigo publicado no Jornal da Sociedade Americana de Nefrologia.

Na Inglaterra, pesquisadores da Unidade de Investigação Biomédica sobre Dieta, Atividade Física e Estilo de Vida de Leicester-Loughboroug encontraram evidências dos efeitos benéficos das caminhadas regulares também para evitar infecções e problemas cardiovasculares em doentes renais. Dois grupos, de 20 pessoas cada, foram analisados durante seis meses. Em um deles, os participantes caminharam meia hora em cinco dias por semana, enquanto o outro permaneceu sem realizar a atividade física. Ao final do estudo, constataram que os membros do primeiro grupo tinham o sistema imunológico mais forte.

Manter uma atividade física regular e bem orientada, acrescenta Biluca, é um importante fator de proteção contra a obesidade, a hipertensão e a diabetes, considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento de problemas renais.

“Caminhar é um ótimo exercício, uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar por pessoas de todas as idades, inclusive por idosos, e que praticamente não tem contraindicações. É um exercício ideal para quem está sedentário e quer começar a exercitar-se. Ajuda a perder peso, fortalece a musculatura, reduz a pressão e os níveis de colesterol no sangue, além de prevenir a osteoporose Os dias quentes de Verão estimulam as pessoas a ficarem ao ar livre e podem ser uma boa oportunidade para iniciar a atividade física”, afirma o médico.

Alguns cuidados, segundo o especialista, garantem a caminhada em segurança. “Pessoas com risco de doença cardíaca ou que tenham problema no coração devem consultar seu médico antes de qualquer atividade física. O mesmo vale para aqueles com problemas ortopédicos, como lesões no joelho, por exemplo. É preciso ainda lembrar de se alimentar corretamente antes e depois da caminhada, fazer alongamento e se hidratar”, recomenda.

QUADRO

DICAS PARA UMA CAMINHADA SAUDÁVEL

  • Comece aos poucos, em pequenos percursos e com ritmo mais lento.
  • Use roupas leves e um tênis adequado para evitar impactos nas articulações.
  • Evite o sol forte e caminhe em horários com temperaturas mais amenas, no início da manhã ou final da tarde.
  • Mantenha o corpo hidratado antes, durante e depois da caminhada.
  • Coma alimentos leves cerca de 30 minutos antes e depois da caminhada.
  • Faça exercícios de aquecimento e alongamento antes de começar.
  • Observe sua postura ao caminhar.
  • A qualquer sinal de dor, cãibra, cansaço excessivo, falta de ar ou outro desconforto, interrompa o exercício e busque orientação médica.

SAIBA MAIS

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que um em cada quatro adultos e três em cada quatro adolescentes de 11 a 17 anos são sedentários. Uma das atividades recomendadas pela organização para cumprir a meta de reduzir os níveis de inatividade da população mundial em 10% até 2025 e em 15% até 2030 é caminhar.

 Sobre a Fenix Alphaville

Inaugurada em 2018, a Fenix Alphaville oferece uma experiência inovadora em tratamento de hemodiálise ao aliar o conceito de clínica premium à experiência de 22 anos da Rede Fenix Nefrologia. Os pacientes recebem atendimento médico de excelência em um ambiente hospitalar seguro e com padrão de hotelaria 5 estrelas. Os tratamentos são orientados pelas mais modernas técnicas em nefrologia e prescritos de forma individualizada por uma equipe de médicos especialistas, com apoio multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e acupunturista. Um dos diferenciais da Fenix Alphaville é a hemodiafiltração, sistema com tecnologia de última geração que reduz efeitos colaterais, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida do doente renal. A clínica dispõe também de suítes privativas para o tratamento noturno. Outros diferenciais são o spa para massagens, lanche preparado por chef de acordo com as necessidades de cada paciente, transporte Leva e Traz com veículos especialmente adaptados e heliponto com elevador exclusivo. A clínica ocupa um espaço de mil metros quadrados no 1º andar do Edifício Medic Life, na Avenida Copacabana, 112, em Alphaville, Barueri-SP.

 

 

Leave a Comment