domingo , 23 novembro 2014

Home » Mundo » Mais uns dias para a definição: haverá ou não eleições em Santana de Parnaíba

Mais uns dias para a definição: haverá ou não eleições em Santana de Parnaíba

julho 22, 2013 6:58 pm by: Category: Mundo A+ / A-

igreja matriz-hor

Foto: Gláucia Poppe

Com prefeito cassado desde 21 de maio último, sem afastamento por falta da divulgação do Acórdão do TSE, a cidade aguarda publicação

Somente a partir do dia 31 de julho, é que deverá ser divulgado o Acórdão que já está pronto, porém, não divulgado, definindo se a cidade terá novas eleições ou, se o segundo colocado nas eleições de 3 de outubro passado, prefeito da gestão anterior, Silvio Roberto Cavalcanti Peccioli, conhecido por Silvinho, tomará posse do Executivo, no cargo de prefeito.

Se isto não acontecer, a decisão poderá indicar novas eleições que poderão ser, entre agosto e início de outubro, conforme for determinado. Neste caso, o prefeito cassado, Antonio Marmo Cezar (PSDB), que teve sua candidatura anulada por conta de improbidade administrativa, tendo em vista que já estava condenado no dia do pleito, o que automaticamente anula os 51% dos votos válidos que recebeu, divulgou em coletiva de imprensa, no dia seguinte a sua cassação, que nada mais o impede a se candidatar novamente, já que o prazo onde foi considerado inelegível pela “Lei da Ficha Limpa”, já se esgotou no mês de março.

Este, que se encontra no cargo até o momento, governando normalmente, enquanto não é divulgado o ‘Acórdão’ que o obrigará a deixar o cargo de prefeito, atraso que ocorre em função do recesso do Poder Judiciário. No caso de não haver nova eleição, Silvinho Peccioli (DEM), segundo lugar nas eleições com 46% dos votos válidos, assumirá direto a prefeitura.

Mas, se a decisão apontar novo pleito, deverá assumir temporariamente o cargo de prefeito até a posse do vencedor das eleições, o vereador Elvis Cezar, que é filho do prefeito Cezar e presidente da Câmara Municipal, o que é definido em lei. Caso o Acórdão só defina a data do afastamento do prefeito cassado, a decisão em aberto, deverá ser do Tribunal Regional Eleitoral.

Neste clima de indefinições, não se pode falar ainda em campanha eleitoral. Ninguém sabe se esta ocorrerá. Enquanto isto, a população aguarda a decisão.

Leave a Comment