segunda-feira , 18 junho 2018

Home » Brasil » Dicas para o uso consciente de água – Colaboração: Coordenadora e professora Lurdes Dorta da ETEC Ermelinda, de Santana de Parnaíba

Dicas para o uso consciente de água – Colaboração: Coordenadora e professora Lurdes Dorta da ETEC Ermelinda, de Santana de Parnaíba

fevereiro 3, 2015 5:35 pm by: Category: Brasil, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

Lurdes Dorta

Dicas para o uso consciente de água
Escovar os dentes – 250 ml de água são suficientes. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou até mesmo leve um copo com água para evitar o desperdício de água.
Sanitário – reaproveite a água do banho na descarga do sanitário. Durante o banho coloque uma bacia ou balde ao lado e a água que cair dentro pode ir para o vaso sanitário.
Lavar louça – tire o resto dos alimentos, deixe a louça de molho na cuba da pia e quando acumular bastante lave tudo de uma vez. É mais rápido e econômico.
Lavar roupa – deixe acumular muitas roupas antes de acionar a máquina. Armazene a água que sai do equipamento ou
no tanque para lavar quintal e calçada.
Lavar o carro – utilize balde ao invés de mangueira ao lavar o carro e faça isso no máximo uma vez por mês. No interior do veículo use aspirador de pó.
Banho – quem tem chuveiro a gás, recomenda-se colocar um balde embaixo do chuveiro enquanto a água não esquenta. E desligue o chuveiro enquanto se ensaboa.
Alimentos – para higienizar frutas, legumes e verduras, use hipoclorito de sódio, à venda em farmácias. Mergulhe os alimentos na água, pingue 2 ou 3 gotas do composto e aguarde alguns minutos.
Água de chuva – improvise um reservatório. A saída das calhas pode ser direcionada para bombonas. A água pode ser usada para lavar banheiro, calçada e quintal.
Rega de plantas – regue à noite, pois a água demora mais para evaporar e as plantas ficam úmidas por mais tempo. Evite pratinhos para não atrair mosquito da dengue.
Vazamentos – verifique se há vazamentos. Basta fechar registros da casa e ver se o relógio continua girando. Se positivo, chame um especialista para fazer o conserto.
Pets – alterne o banho com água e pelo seco. Misture um litro de água, uma xícara de álcool e uma xícara de vinagre. Borrifar numa toalha e passar no sentido contrário do pelo do cachorro. Depois, escovar no sentido do pelo.

Leave a Comment