sábado , 20 abril 2024

Home » Brasil » Dia 16 de junho: Tradição do tapete decorado no Corpus Christi em Santana de Parnaíba completa 55 anos

Dia 16 de junho: Tradição do tapete decorado no Corpus Christi em Santana de Parnaíba completa 55 anos

junho 12, 2022 12:54 am by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

Corpus Christi 2015.2.695px

Fotos: Gláucia Poppe/ Newsville l Fabiano Martins/ Secom – Arquivo

Depois de dois anos suspenso, por conta da pandemia de Covid-19, evento volta a ser realizado este ano; são esperados mais de 30 mil visitantes

A tradição do tapete decorado no Corpus Christi em Santana de Parnaíba será retomada este ano, após uma paralisação de dois anos por causa da pandemia de Covid-19. A confecção dos tapetes decorados com serragem no centro histórico da cidade completa 55 anos em 2022.

Corpus Crist Fabiano Martins 2017.696

Este ano serão utilizadas cerca de 10 toneladas de serragem para a confecção dos tapetes e há uma expectativa de que o evento atraia mais de 30 mil visitantes para a cidade no feriado de Corpus Christi.

corpus6

Para a confecção do tapete a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Santana de Parnaíba está fornecendo cerca de 10 toneladas de serragem (80 metros cúbicos), corantes para o tingimento das serragens além dos desenhos principais que serão utilizados na confecção do tapete. A confecção do tapete, que tem início por volta das 6 horas é realizada pela igreja católica com a ajuda de mais de 1.000 pessoas das diversas comunidades católicas da cidade.

corpus3

Corpus Christi.2015.695px

Tema

corpus.christi.banner2022

A decoração do tapete, que tem início por volta das 6 horas da manhã e segue o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é “Fraternidade e Educação”.  Ao longo de aproximadamente 800 metros pelas ruas do centro histórico de Santana de Parnaíba, serão colocados 60 desenhos seguindo o tema da Campanha da Fraternidade e que foram desenvolvidos pelo artista plástico, S. Maia.

Interligando os 60 desenhos que serão realizados pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a própria comunidade realiza a decoração do tapete seguindo o tema da Campanha da Fraternidade. Além da serragem, são utilizadas tampinhas de alumínio, tampas de garrafa pet, pó de café e outros produtos recolhidos e armazenados pela própria comunidade para a confecção dos tapetes.

O tapete é utilizado na procissão onde os fiéis acompanham o sacerdote que segue com o Santíssimo Sacramento, que para os católicos simboliza a eucaristia, que representa o corpo de Cristo. A procissão ocorre após a missa principal do dia que está prevista para ocorrer a partir das 15 horas.

Este ano, por conta da pandemia a missa principal de Corpus Christi, na quinta-feira, dia 16, será realizada a céu aberto ao lado da igreja matriz de Santa Ana, no centro histórico de Santana de Parnaíba. Nas proximidades de onde ocorrerá a festa também haverá barracas comercializando artesanato e comida, além de banheiros químicos para os visitantes.

Serviço 

Corpus Christi – Santana de Parnaíba

6 horas – início da confecção dos tapetes decorados pelas ruas do centro histórico

10 horas – missa na Igreja Matriz

12 horas – missa na Igreja Matriz

15 horas – missa campal seguida de procissão pelas ruas do centro histórico

Leave a Comment