sexta-feira , 21 setembro 2018

Home » Alphaville » Ontem, 25, aconteceu a inauguração oficial da nova Via Parque com presença do vice governador Márcio França

Ontem, 25, aconteceu a inauguração oficial da nova Via Parque com presença do vice governador Márcio França

setembro 26, 2017 12:49 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, São Paulo A+ / A-

via.parque.placa.inaugural

Fotos: Gláucia Poppe para o Diário de Alphaville e Fabiano Martins/ Secom Santana de Parnaíba

O vice-governador Marcio França, esteve  ontem, por volta de 12:30h,  em Alphaville, na entrada do Parque Ecológico, para inaugurar oficialmente, a maior obra de mobilidade urbana da região. Com objetivo de reduzir o fluxo de veículos que passam por dentro de Alphaville, a nova Via Parque, passa a ser uma opção de acesso às marginais da rodovia Castelo Branco e ao bairro, em direção aos Altos de Alphaville.

A obra foi feita com recursos dos municípios de Barueri, Santana de ParnaÍba e do Governo do Estado. A Via Parque tem 2.760 metros, sendo 1160 metros em Barueri e 1600 metros em Santana de Parnaíba, possui duas faixas em cada sentido, postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, iluminação em LED, arborização e, ainda, a parte que corresponde ao município de Santana, conta com ciclovia.

furlan. 25.09.17

Segundo o prefeito Rubens Furlan, na foto acima, em declaração para este jornal, parte da ciclovia terá que ser feita em obra de concreto, pois a via está exatamente na margem do rio. E, já está sendo projetada.

Desde 28 de agosto já é permitido utilizar a Via Parque, o que reduziu em mais de 70% o trânsito na região. Os dois prefeitos, Rubens Furlan de Barueri e Elvis Cezar de Santana de Parnaíba, recepcionaram o vice-governador, em solenidade de inauguração oficial. Todos mencionaram a importância de se criar uma nova alternativa viária no bairro, que está sobrecarregado nas demais vias e que já sente os benefícios desta nova via.

Sobre a ponte, cuja expectativa já existe, de se dar continuidade da Avenida Universitário ao outro lado do Rio Tietê, no Jardim Tupancy, em Barueri, os dois prefeitos disseram o mesmo: não há recursos municipais suficientes para esta obra agora, que também deverá ser feita no futuro, mas depende de recursos do Governo do Estado.

furlan. elvis.25.09.17

Os dois prefeitos aproveitaram para trocar algumas ideias de estratégias de ações em comum, envolvendo os dois municípios, em conversas ao final do evento. Furlan, também disse que vai inaugurar, em breve, um Centro de Especialidades Médicas em frente ao bulevar central, ao lado da Igreja e está inaugurando um Pronto Socorro no Parque Imperial, depois de ter, recentemente, inaugurado quatro escolas infantis na cidade.  Para ele, a área de Saúde é a que mais está exigindo recursos municipais, pois a encontrou sucateada do governo anterior. Independente disso, está investindo na continuidade do viaduto da Al. Tucunaré com a Al. Araguaia, no Tamboré, obra que ficou parada na gestão do prefeito que o antecedeu. Também falou que o tempo seco, não vai prejudicar o abastecimento da região, pois a Sabesp fez mais um reservatório grande, ao lado do antigo, que funcionam em conjunto, na Avenida Tucunaré, deixando de ser um problema para a cidade.

E mais:

Foram quase 15 milhões de reais de investimento, parte do Governo do Estado e parte dos Municípios de Santana de Parnaíba e de Barueri, para conclusão da maior obra de mobilidade urbana dos bairros de Alphaville e Tamboré.

No dia 25 de Setembro a nova  Via Parque foi entregue, oficialmente, com as presenças do Vice-Governador Márcio França, do Prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar e do Prefeito de Barueri Rubens Furlan, além de vereadores, secretários e autoridades da região.

Desde sua liberação de uso em 28 de agosto, os estudos iniciais apontam que o trânsito melhorou em mais de 70%, diminuindo o tempo de percurso em cerca de 30 minutos para entrada e saída dos bairros do Alphaville e Tamboré nos horários de pico.

O narrador esportivo, Silvio Luís, morador do Residencial 10 em Santana de Parnaíba, declarou: “Pra quem precisa ir a São Paulo todos os dias, a Via Parque facilitou a nossa vida, reduziu o tempo e o stress de ficar parado no trânsito”. Para o Prefeito Elvis Cezar foi mais do que o cumprimento de uma promessa, foi a realização de um sonho. “Há quase 30 anos, falava-se dessa obra sem ninguém fazer nada; poder entregar a Via Parque concluída, é ver um sonho se tornando realidade”.

A Via Parque tem 2.760 metros (1.160m de Barueri e 1.600m em Santana de Parnaíba), possui duas faixas em cada sentido, postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, iluminação em todo o trecho com lâmpadas LED, arborização e, ainda, a parte que corresponde ao município de Santana conta com ciclovia.

Diariamente a Via Parque deve receber aproximadamente 30 mil veículos por dia.