Fotos de Roberto Andrade/ SECOM
O Carnaval de Santana de Parnaíba, é tradicional e evento turístico muito procurado por foliões da Grande São Paulo, principalmente. Acontece nas ruas do Centro Histórico da cidade, ruas ‘do meio, de baixo e de cima’, como são apelidadas, e na Praça do Coreto e da Igreja Matriz de Sant’Anna.
Cidade fundada há 434 anos pelos bandeirantes, com tradição de muitas festas de ruas, o Carnaval tem como ponto forte, seus blocos: Cabeções do famoso Grito da Noite e outros, como o tradicional ‘Alegria dos Koroas’, o recente “Bloco do Sexo Forte’, o ‘Galo Preto’. Os parnaibanos, de todos os bairros, inclusive de Alphaville, são sempre os mais animados, com os seus adabás.
A prefeitura municipal toma todas as medidas necessárias para que esta festa popular tradicional e turística, tenha boa segurança, infraestrutura, e decoração que anime os foliões.
Rede Globo, Antena 1 com reportagem de Carlos Tramontina
Carlos Tramontina, jornalista e apresentador do Programa Antena 1, da Rede Globo, que vai os ar, aos domingos, já fez sua reportagem que vai ao ar, no domingo de manhã, de Carnaval. Nesta foto (crédito da foto: Linda Marinho/ Secom), ele está no coreto da Praça da Igreja Matriz, ao lado dos famosos cabeções, que são o ponto alto do Bloco “Grito da Noite”.
A tradição do Grito da Noite
Em Santana de Parnaíba o Carnaval é na rua, e o Grito da Noite é uma manifestação secular, que é a abertura oficial do carnaval parnaibano. Acontece na sexta feira, quando a cidade fica às escuras, à espera pelo toque dos tambores do ‘samba de bumbo’ de origem afro-brasileira. Quando saem os cabeções, que acompanham o cortejo e, só existem em Santana de Parnaíba, sendo uma das mais representativas manifestações folclóricas da cidade.