quarta-feira , 24 abril 2024

Home » Brasil » Programação do aniversário de 437 anos de Santana de Parnaíba

Programação do aniversário de 437 anos de Santana de Parnaíba

novembro 12, 2017 12:02 am by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba - Centro Historico, São Paulo A+ / A-

igreja matriz

Fotos: Arquivo

Todos os anos, a Prefeitura prepara uma programação especial

em comemoração ao Aniversário da Cidade

Santana de Parnaíba, localizada a 35 km da capital paulista, completa 437 anos no próximo dia 14 de Novembro, com muitas atividades culturais, além da inauguração do CAT- Centro de Atendimento ao Turista, pedala pelo Centro Histórico e show com a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo em frente a um dos cartões postais da cidade, o Monumento dos Bandeirantes.

aniversário.437.paranaíba

A cidade, fundada em 1580 e rival de São Paulo durante o período colonial, resguarda, ainda marcas de importantes momentos da história nacional: os testemunhos vão do movimento bandeirista ao pioneirismo na geração de energia elétrica com a construção da Usina de Parnahyba, atual Barragem Edgard de Souza, primeira usina hidrelétrica no Brasil.

O nome do povoado, fundado a margem esquerda do Rio Tietê, pelo bandeirante André Fernandes e por sua mãe, Suzana Dias, originou-se da palavra tupi Pan-nei-i-bo, “lugar de muitas ilhas”, ou “rio ruim”, que designava uma grande queda d’água no rio, obstáculo à navegação, e da santa de devoção de Suzana Dias, Santa Ana, para a qual foi construída a igreja, atualmente Matriz.

igreja matriz-hor

Entre os moradores ilustres de Santana de Parnaíba, podemos citar o poderoso capitão Guilherme Pompeu de Almeida, seu filho, padre do mesmo nome, conhecido pela alcunha de “banqueiro das bandeiras” e os bandeirantes: Fernão Dias Falcão, Bartolomeu Bueno da Silva (o Anhanguera), André Fernandes e Domingos Jorge Velho, que fizeram de Santana de Parnaíba um ponto de referência para expedições desbravadoras.

Além da Igreja, Santana de Parnaíba possui, em suas ruas, as marcas dessa história secular. Seu conjunto arquitetônico possui mais de 200 casas e é considerado o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado de São Paulo pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). São construções dos séculos XVII e XVIII, dentre as quais está a Casa do Anhanguera, conhecida como a primeira edificação do estado, local onde a história conta que o imperador Dom Pedro I costumava encontrar a Marquesa de Santos. A Casa do Anhanguera abriga hoje o único museu da cidade.

O calendário cultural da cidade recebe importantes eventos anuais, são eles: Corpus Christi e sua famosa confecção do tapete de serragem de 800 metros de extensão, o maior do estado de São Paulo; encenação do Drama da Paixão, considerado o segundo maior espetáculo do gênero no país; Antigomobilismo e o Presépio de Natal que faz da Praça do Coreto um lugar mágico para a visita com a família.

 

Santana de Parnaíba também é uma cidade em pleno crescimento. Atualmente possui marcas expressivas, tais como:

-        Segunda melhor gestão pública do Brasil (segundo o Conselho Federal de Administração, ligado a Câmara de Gestão Pública)

-        Conceito “A” em saúde pública (De acordo com o IEG-M do Tribunal de Contas do Estado)

-        A cidade mais segura da região metropolitana do Estado ( De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado)

-        Número 1 em empregabilidade – A cidade que mais recolocou pessoas no mercado de trabalho

-        A cidade que mais reduziu a mortalidade infantil

-        Mais de 100 km de vias iluminadas e mais de 130 km de vias pavimentadas

-        O maior investimento da história em educação. A maior pontuação da história no IDEB (32%) e três colégios entre os melhores do Estado (Maria Fernandes, Colaço e Tom Jobim)

Veja a programação de aniversário:

Terça-feira, 14 de Novembro

10h - Missa solene na Igreja Matriz

11h - Inauguração do CAT - Centro de Atendimento ao Turista (onde será oferecido o tradicional café caipira com apresentação musical)

Das 14 às 17h - serão realizados uma série e atividades culturais ao ar livre. Na praça 14 de novembro, haverá um workshops de artesanato infantil e adulto, com pintura facial e ponto de leitura e no jardim, localizado no interior do Complexo Cultural Monsenhor Paulo Florêncio de Camargo (Museu Anhanguera), será realizada atividade de “contação de histórias” e apresentações circenses

20h- Resultado do Festival Estudantil de Música – Parnaíba Fest e Grande Show de aniversário com a dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo no Bolsão do Estacionamento em frente ao Monumento dos Bandeirantes

23h- Queima de fogos.

Quarta-feira, 15 de Novembro

8h30- Passeio ciclístico da família pelo Centro Histórico

Local: Bolsão do estacionamento.

Percorrerá as ruas do Centro da cidade  e do Jardim São Luís.(haverá pontos de hidratação, mesa de frutas e camisetas para os 100 primeiros inscritos)

A inscrição é gratuita, ocorrerá no dia do evento, não há limite de idade e qualquer um pode participar.

Das 13 às 22h- Festival Regional Musical, com apresentações de artistas do município e região.

Obs. Entrada Franca em todos os eventos. Quem quiser, pode colaborar com 1 Kg de alimento não perecível para as ações do Fundo Social de Solidariedade.