Fotos: Arquivo (Fabiano Martins e Linda Marinho/ Secom Santana de Parnaíba
Legenda: De acordo com a Guarda Municipal, no ano passado o evento recebeu mais de 50 mil visitantes ao longo do dia
Acontecendo, amanhã, a mais tradicional festa religiosa da cidade de Santana de Parnaíba (que fica à 35 KM da capital paulista): o Corpus Christi. Na ocasião, as ruas do Centro Histórico serão forradas com mais de 50 toneladas de serragem e outros acessórios que darão forma aos 850 metros de tapetes coloridos que contam a história da celebração do Corpo de Cristo.
O tema desse ano é: A Fonte da Vida para o Leigo em Missão. Serão 60 quadros temáticos que formam um grande mosaico com símbolos cristãos, compondo assim, um verdadeiro cenário bíblico. Os desenhos são produzidos pelo artista plástico Alcides S. Maia, mas são os moradores da cidade, adultos e crianças, os verdadeiros artistas que confeccionam os tapetes de forma bem criativa, usando desde serragens, a pipoca, tampinha de garrafa, casca de ovo, cal, algodão e até mesmo pó de café, tudo para deixar o caminho da fé ainda mais bonito.
Além da programação religiosa, com missa às 8h30,10h30, 12h e missa campal às 15h30 seguida da tradicional procissão, os moradores e turistas poderão aproveitar o dia para visitar as mais de 50 barracas da Feira de Artesanato e praça de alimentação.
Histórico da data
A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.
Não há registro histórico sobre a data de início do evento em Santana de Parnaíba. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram enfeitadas com flores vermelhas de São João, comuns nos meses de junho e julho.
Programação
Corpus Christi em Santana de Parnaíba
Centro Histórico
Quinta-feira, 31 de Maio de 2018.
Bolsão de estacionamento gratuito
Horário Evento
6:30- Confecção do tapete
8h30min – Missa na Igreja Matriz
10h30 min – Missa na Igreja Matriz
12:00 – Missa na Igreja Matriz
15h- Missa Campal seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico, passando por cima do tapete nas 3 ruas, De Baixo, Do Meio e De Cima, como são conhecidas no Centro Histórico.
Informações para turista:
CAT- 11- 4154.1472