quinta-feira , 28 março 2024

Home » Alphaville » Furacão Irma, categoria 5, passa por Caribe, destruindo e caminha para Miami/Flórida, EUA. Itamarati cria serviço de apoio aos brasileiros.

Furacão Irma, categoria 5, passa por Caribe, destruindo e caminha para Miami/Flórida, EUA. Itamarati cria serviço de apoio aos brasileiros.

setembro 8, 2017 11:55 pm by: Category: Alphaville, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

 

irma.floridaFonte: https://www.facebook.com/windyforecast

São três, os furacões que estão ativos na região entre o Golfo do México e o Caribe, tendo a Flórida ao centro. O de maior intensidade, Irma, vinha em categoria 5, pelo Caribe, por onde passou promovendo destruição nas ilhas das Bahamas, Haiti, dentre outros locais. Caminha para a Flórida, nos EUA, onde deve chegar na categoria máxima 5, que chegou a diminuir para 4, perto de Cuba, mas se fortaleceu novamente.

A previsão de sua chegada nas ilhas e em Miami, é para sábado à noite, ou domingo de manhã. A cidade de Miami está sendo evacuada desde ontem. A polícia tem visitado as casas para retirar os moradores, a fim de que busquem locais seguros, em outras localidades. Isto fez com que os supermercados ficassem desabastecidos, pela procura de água e alimentos.

Muitas casas e lojas foram protegidas por madeiras em portas e janelas. As estradas estão com tráfego intenso. Os navios e iates que ficam aportados em Fort Lauderdale, foram retirados. Navios que operavam cruzeiros no Caribe, mudaram suas rotas ou suspenderam suas atividades, saindo da rota dos furacões Irma e José.

O maior problema é que, se não bastasse o poder de destruição do Irma, atrás dele, vem outro furação, José, que estava com categoria 3, que subiu para 4, podendo passar pelos mesmos locais já destruídos. Em território mexicano, no Golfo do México, o furacão de categoria 1, Katia, também se mantém em atividade nestes mesmos dias.

A Casa Branca ontem emitiu um pronunciado oficial de emergência pela televisão. Desde 2010 não se via uma situação parecida. Esta, no entanto, está sendo considerada a pior da história americana. O Furação irma está sendo chamado de Monster Hurricane. A rota prevista, após entrar em Miami, é subir pela Flórida, podendo passar pelo centro ou mais a oeste, do lado do Golfo do México. Prevê-se que passe por Tampa e Orlando, onde estão os principais parques temáticos, Disney World, Universal Studios e Busch Gardens. Muitos brasileiros em férias, estão encontrando dificuldade para conseguir voos de retorno ao Brasil. Voos do Brasil para Florida/ Eua, estão cancelados, assim como, de lá para cá.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disponibilizou um serviço de apoio aos brasileiros nos EUA e Caribe, a saber:

Alerta Consular: Furacão Irma

Em Brasília, o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty funcionará em regime especial, neste sábado e domingo, 09 e 10 de setembro, podendo ser contatado pelos telefones +55 61 2030 8803/8804 das 8h às 20h, ou pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Entre 20h e 8h, poderão ser acionados os telefones + 55 61-98197-2284 (Plantão Consular) e +55 61-99834-6963 (Plantão Consular para atendimentos relacionados às ilhas do Caribe).

Leave a Comment