sábado , 20 abril 2024

Home » Barueri » 1ª Festa da Cultura Brasileira em Barueri resgata tradições populares

1ª Festa da Cultura Brasileira em Barueri resgata tradições populares

novembro 4, 2017 1:28 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

Orquestra Violeiros de mauá 2

 Foto: Bob Cruz / Secretaria de Cultura e Turismo 

Durante dois dias a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri realizou a 1ª Festa da Cultura Brasileira no Parque Municipal. O evento reuniu o melhor da culinária típica de todas as regiões do país como galinhada, costela de chão, queima do alho, feijão tropeiro, tacacá, acarajé e doces, entre outras opções.
Mais de 20 grupos folclóricos passaram pelo palco da festa mais brasileira. A abertura foi feita pelo grupo Lira dos Autos que, com o “Balaio de Rodilha” e suas roupas coloridas feitas de chita, fez o publico dançar. Teve apresentação de capoeira e maculelê com o mestre Fumaça, Orquestra de Violeiros de Mauá, Batuque de Umbigada de Tietê e Capivari e também de Piracicaba com a participação de integrantes de Barueri.

Também encantaram e emocionaram o público Orquestras de Viola de São Roque e de Cabreúva, Os Favoritos da Catira, Reisado Sergipano do Guarujá, Godap – Grupo Olimpiense de Danças Parafolclóricas, SP em Retalhos. Houve ainda a apresentação da banda da Cultura – Todas as Notas e o encerramento foi feito com as escolas de samba Ganga e Unidos do Jardim Belval.

A Festa apresentou barracas contendo muitos artesanatos, inclusive havia artesão confeccionando ao vivo o material. Os índios também foram destacados – duas índias, Tamikuã (da tribo Pataxó de Porto Seguro) e Jaxuka Mirim (da Guarani do Rio Grande do Sul) expuseram belíssimos artesanatos feitos com sementes e coco, além de cocar e apito, cujo modelo é o mesmo usado na Copa do Mundo realizada no Brasil. “Esse evento faz com que mantenha viva a nossa cultura. Se cada cidade fizesse um pouco, a nossa cultura não iria cair no esquecimento”, afirmou Tamikuã.

Patricia Rezende prestigiou o evento com a família. “Gostaria de parabenizar o evento da Festa da Cultura Brasileira. Adoramos! Desde as comidas típicas regionais, aliás tive a oportunidade de provar o famoso Tacacá!  Amei! Também os grupos que se apresentaram, adorei”, afirmou. “Esperamos a próxima oportunidade, assim poderemos provar mais delícias da nossa culinária regional e ouvir mais músicas  Eu e minha família ficamos muito satisfeitos e felizes em participar! Parabéns!”
O secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, visitou cada barraca e conversou com os expositores. “A Festa da Cultura Brasileira será tradição em Barueri – todo ano acontecerá na e cada vez será mais rica culturalmente. O objetivo é resgatar as nossas tradições e compartilhar o conhecimento com a população”, ressaltou.

 

Leave a Comment