quinta-feira , 25 abril 2024

Home » Alphaville » Este ano FIEB completa 23 anos

Este ano FIEB completa 23 anos

abril 8, 2017 1:19 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, Região Oeste da Grande São Paulo A+ / A-

fieb do alto

Foto: arquivo Newsville

No dia 4 de abril de 2017 a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) irá completar 23 anos.

Tudo começou com a EEFMT Profª. Maria Theodora Pedreira de Freitas, localizada em Alphaville, primeira unidade da FIEB e também primeira escola de Ensino Fundamental e Médio Municipal de Barueri. Ela nasceu em atendimento aos anseios de moradores do bairro, que buscavam uma proposta diferenciada onde pudessem participar ativamente do projeto político-pedagógico.

Ao longo dos anos a FIEB  se tornou referência em educação e a busca por vagas dentro dela é cada vez maior. Isso levou à sua ampliação, tanto em vagas quanto em cursos, promovida pelo Prefeito Furlan. Hoje ela é mantenedora de duas escolas de Educação Básica, seis Institutos Técnicos de Barueri (ITBs), um Curso Preparatório para Vestibulares (CPV), uma Faculdade Municipal (FM), além de sediar um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Atualmente, são cerca de 15 mil alunos estudando na FIEB. Mais de 25 mil estudantes já se formaram pela Fundação e carregam com orgulho essa história. Ela emprega cerca de 1300 profissionais e oferece 22 cursos técnicos de nível médio.

Todos os cursos oferecidos pela FIEB são gratuitos e para ingressar em algum deles é preciso se submeter a processo seletivo, que acontece duas vezes ao ano.

Um pouco de história

A FIEB foi criada em 1994, no segundo mandato do Prefeito Rubens Furlan, através da Lei nº883. Em 2001, o já tradicional Instituto Técnico de Barueri (ITB) Brasilio Flores de Azevedo, localizado no Jd. Belval, passou a ser administrado pela Fundação. A união de forças levou não apenas à ampliação dos serviços oferecidos pela Fieb, que além da Educação Básica, passou a oferecer também Educação Profissional Técnica de Nível Médio, como incentivou um crescimento exponencial.

Em 2007, foi criado o ITB Prof. Munir José, localizado no Jd. Paulista; em 2009, o bairro do Engenho Novo também ganhou uma unidade do ITB, chamada Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello; em 2010 aconteceu um grande salto, pois foram criadas mais quatro unidades: a EEFMT Profª. Dagmar Ribas Trindade, localizada no Jd. Maria Cristina; o ITB Prof. Hercules Alves de Oliveira, localizado no Jd. Mutinga; o ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi, localizado no Pq. Imperial; e o ITB Prof. Antonio Arantes Filho, localizado no Pq. Viana.

Além da construção dessas novas unidades, em 2011 a sede da Fieb, localizada em Alphaville, foi completamente reformada e ampliada. E como sua vocação para o ensino é inquestionável, em 2013 o Cursinho Pré-Vestibular, antes mantido pela Prefeitura, também passou a ser administrado pela Fundação.

Resultados

Nessas duas décadas de existência, os diferenciais da Fieb foram aparecendo por meio de resultados importantes para qualquer instituição de ensino.  São centenas de medalhas conquistadas nas principais olimpíadas científicas do País, números cada vez mais expressivos de aprovações em universidades públicas, as melhores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), registros constantes de alunos  que conquistam bolsas em universidades estrangeiras, palco para intercâmbio de estudantes de vários países etc. Conquistas que atestam a qualidade do ensino na Fieb e que ajudam a promover o nome de Barueri em todos os cantos do Brasil.

Leave a Comment