sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Alphaville » Barueri adere símbolo do autismo em atendimentos prioritários

Barueri adere símbolo do autismo em atendimentos prioritários

maio 20, 2019 4:00 pm by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, São Paulo A+ / A-

preferencial.autismo

Foto: Karina Borges/ Secom Barueri 

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, uma a cada 160 crianças nascem com o transtorno do espectro autista (TEA) no mundo. Sabendo da importância do tema, o município de Barueri, que busca incluir a pessoa com deficiência em todas as áreas por meio da Secretaria do Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), deu mais um passo e aderiu ao símbolo do autismo no atendimento prioritário.

No mês em que é lembrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), já foram instaladas – inicialmente em pontos de maior fluxo como Ganha Tempo, Pronto-Socorro Central e Hospital Municipal – as placas que dão prioridade no atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A lei municipal 2.608, de 2 de maio de 2018, estabelece que as repartições públicas, entre outras instituições instaladas na cidade, deverão inserir na placa de divulgação do direito de atendimento prioritário o símbolo mundial do transtorno do espectro autista. A autoria da lei foi do vereador Neto Amorim.

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência oferece diversas atividades que atendem, dentre outras deficiências, o transtorno do espetro autista. São oficinas esportivas e culturais que trabalham sensibilização, estimulação corpórea, criatividade e interação entre as pessoas.

Leave a Comment