terça-feira , 19 março 2024

Home » Barueri » Barueri atinge meta de vacinação contra sarampo e pólio; cidade não terá novo dia D

Barueri atinge meta de vacinação contra sarampo e pólio; cidade não terá novo dia D

setembro 1, 2018 9:59 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

vacina. Karina Borges

Foto: Karina Borges/ Secom da Prefeitura de Barueri

Barueri já ultrapassou a meta de vacinar ao menos 95% do grupo prioritário, formado por crianças de um a quatro anos de idade, na campanha de vacinação contra tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e poliomielite (paralisia infantil). Os números foram atingidos na quarta-feira (dia 29 de agosto) e o encerramento da campanha aconteceu na sexta-feira, 31.

Por este motivo a cidade não promoveu outro dia D no sábado (dia 1º de setembro), já que a recomendação, dada pelo Ministério da Saúde, foi para os municípios que ainda não tivessesatingido a meta.

Para a diretora da Vigilância em Saúde de Barueri, Rosana Perri Andrade Ambrogini, “isso só foi possível graças à colaboração da população, que ouviu os apelos da Secretaria de Saúde para vacinar suas crianças, redobrando a proteção sobre elas”. Ela também ressalta o papel dos profissionais de saúde do município, que dedicaram-se a informar e orientar a todos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e nos postos volantes.

Metas ultrapassadas 

Até o dia 29, a tríplice viral foi aplicada em 95,8% do grupo prioritário; já a vacina contra a poliomielite foi aplicada em 97%. As faixas etárias de dois, três e quatro anos chegaram a ultrapassar a meta.

Na faixa dos dois anos de idade, a Saúde vacinou 117,8%, tanto contra a pólio quanto contra a tríplice; na faixa dos três anos, foram 118,7% contra a pólio e 117,7% contra o sarampo; por fim, na faixa dos quatro anos, 110,4% tomaram a vacina contra a paralisia infantil, enquanto 109,5% tomaram contra o sarampo.

Alerta às crianças de 1 ano

Como a vacinação seguiu até sexta-feira, 31 de agosto, o alerta continuou para as crianças de um ano de idade, que tiveram as menores taxas na cobertura vacinal. Contra a poliomielite, foram vacinas 61%; já a vacina da tríplice foi aplicada em 58,5% delas.

A campanha também atendeu a adultos nascidos após 1960. Em Barueri, a vacinação foi feita nas 17 UBSs e no SAE.

Leave a Comment