terça-feira , 23 abril 2024

Home » Barueri » Barueri diminui crimes e atinge menor taxa de homicídios da sua história

Barueri diminui crimes e atinge menor taxa de homicídios da sua história

janeiro 31, 2019 9:26 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

GCM.Barueri. Fernando Foca

Foto: Fernando Foca/ Secom PMB

De acordo com as estatísticas divulgadas pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), Barueri atingiu a menor taxa de homicídios da sua história. Em 2018 o índice na cidade de homicídios dolosos por 100 mil habitantes ficou em 3,81. Até então, o recorde era 5,82, registrado em 2010.

A taxa barueriense é a menor entre os municípios da região oeste e também está abaixo do índice do Estado (6,7), da Capital (5,72) e da Grande São Paulo (7,35). O cálculo do número de homicídios por 100 mil habitantes é utilizado por organismos internacionais para medir o grau de violência de uma localidade (acima de 10 é considerado “epidemia”).

Os dados da SSP-SP também revelam que Barueri, em 2018, diminuiu em 3,96% as ocorrências criminais (homicídios dolosos, furtos, roubos e veículos subtraídos) em relação ao ano anterior. A redução chama a atenção porque em 2017 a queda já havia sido de 26,33%, ou seja, em dois anos a diminuição de crimes foi de 29,25%. Em números absolutos, 2018 foi o ano mais seguro no município desde 2011.

Mais segurança 

Em 2019 o combate à criminalidade continua. Somente na primeira quinzena do ano, a Guarda Municipal realizou diversas operações de saturação e bloqueios nas áreas que apresentam maior taxa de ocorrências. Os bairros e comunidades foram patrulhados com o objetivo de coibir o tráfico de drogas, e a sensação de segurança é real pela cidade, visto a quantidade de elogios que chegam através dos aplicativos das ouvidorias da Prefeitura e da Guarda.

“Nós não medimos esforços e o nosso foco é combater o crime em Barueri. Investimos na segurança e no bem-estar da população. Trabalhamos com guardas motivados e temos viaturas nas ruas durante dia e noite. Os resultados são os bons recordes que a gente vem batendo e que vamos melhorar ainda mais”, afirma Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri.

As operações da primeira quinzena resultaram na averiguação de 500 pessoas, apreensão de 10 motos e diversos flagrantes (furto, receptação, tráfico e desacato), além da captura de um procurado da Justiça.

Leave a Comment