terça-feira , 23 abril 2024

Home » Barueri » Barueri lança política pública sobre primeira infância no Teatro Municipal de Barueri

Barueri lança política pública sobre primeira infância no Teatro Municipal de Barueri

maio 13, 2018 12:54 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

primeira.infancia.barueri

Foto: Divulgação/ Secom de Barueri

Legenda: Abertura feita pelo vice-prefeito Roberto Piteri, acompanhado dos secretários Tazio Gomieiro (Comunicação) e Jean Gaspar (Cultura e Turismo)

 Na manhã de segunda-feira (dia 7), diretores de escolas da rede municipal de ensino, vereadores, secretários, representantes de organizações não governamentais e integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente lotaram o Teatro de Barueri para assistirem às palestras que marcaram oficialmente o lançamento do programa Primeira Infância na cidade.

O projeto Primeira Infância teve seu embrião em Barueri quando a deputada Federal Bruna Furlan viajou a Harvard, uma das mais conceituadas universidades do mundo, para cursar Liderança Executiva em Desenvolvimento da Política Educacional da Primeira Infância e trouxe para a cidade a ideia de investir na vida de crianças de 0 a 6 anos a fim de torna-los adultos melhores.

O vice-prefeito Roberto Piteri fez a abertura oficial do evento salientou que em Barueri a administração não tem poupado esforços para investir na educação. “A criança em especial merece toda a atenção por intermédio de políticas públicas como esta que é implementada na cidade”, disse.

O evento foi ilustrado por verdadeiras aulas sobre a importância do programa Primeira Infância para a formação de adultos melhores e mais felizes. O secretário municipal de Cultura e Turismo (Jean Gaspar), a coordenadora de Educação Infantil (Janete do Valle) e a coordenadora de Ensino Fundamenta (Flávia Moreno) se dividiram para abordar ricas informações adquiridas em recente curso que fizeram na Universidade de Harvard. 

No final do evento, a coordenadora de Educação Infantil fez questão de anunciar a implantação do Centro de Referência da Primeira Infância. O local deve ser inaugurado em breve e servirá para atender todos os setores da sociedade interessados em saber mais e ajudar a implementar as políticas públicas da primeira infância que, em Barueri, envolverá todos os setores.

Explicando aos pais

No sábado (dia 5), uma maratona de ações envolvendo cerca de 10 mil pais de 12 maternais de Barueri levou o tema Primeira Infância aos quatro cantos da cidade. As palestras já haviam sido proferidas para assistentes de maternais.

Os pais que têm filhos nas maternais receberam uma cartilha esclarecendo a necessidade de se estimular um desenvolvimento maior durante os primeiros anos de vida das crianças. Os três representantes do projeto na cidade realizaram reforçaram detalhes sobre os pontos da proposta que são: “Amar para Confiar”, “Conversar para Aprender”, “Praticar para Raciocinar”, “Brincar par Descobrir” e “Ler Histórias para Crescer”.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil Janete do Valle, “é preciso ganhar o coração das nossas crianças. E para tanto, se faz necessário uma relação de amor e confiança”.

Flávia Moreno, coordenadora do Ensino Fundamental também reforçou com os pais sobre a necessidade de se estabelecer um vínculo de honestidade com os bebês. “Devemos evitar mentiras, a criança sabe de tudo e entende tudo”, salientou.

Para o secretário de Cultura, Jean Gaspar, os cuidados com o cérebro devem ser uma prática desde muito cedo. Estudos científicos mostram que a capacidade de armazenamento de um cérebro de uma criança é extremamente eficaz. 

Leave a Comment