quinta-feira , 18 abril 2024

Home » Alphaville » Campanha de vacinação contra sarampo encerra-se nesta sexta-feira

Campanha de vacinação contra sarampo encerra-se nesta sexta-feira

agosto 15, 2019 12:36 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, São Paulo A+ / A-

vacinação. FA

Foto: Secom Barueri 

A campanha de vacinação contra o sarampo encerra-se na sexta-feira (dia 16) em todo o Brasil. Depois do encerramento, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não irão mais vacinar indiscriminadamente, como estão fazendo até o momento, portanto, quem ainda não se vacinou, criança ou adulto, é importante imunizar-se. Uma pessoa contaminada com sarampo pode contagiar até outras 18, conforme informam os órgãos oficiais de saúde.

Nesta campanha o Ministério da Saúde preconiza a vacinação de pessoas de 15 a 29 anos, no entanto, pessoas de outras faixas etárias que não estejam com a caderneta de vacina em dia também podem procurar a UBS. Com o fim da campanha, as Unidades Básicas de Saúde vacinarão apenas o que é determinado pelo Calendário Nacional de Vacinação: crianças de 6 a 12 meses com um reforço aos 15 meses; menores de 30 anos sem a comprovação das duas doses mínimas da tríplice viral; e maiores de 30 anos que não comprovem ao menos uma dose do imunobiológico.

É considerado vacinado o indivíduo que comprovar o recebimento de duas doses de vacina com o componente sarampo. Quem puder comprovar as doses conforme o preconizado para sua faixa etária não precisa mais receber o imunobiológico. A vacina não é recomendada a gestantes e a imunodeprimidos: pacientes oncológicos ou em tratamento contra a leucemia.

Luta contra a doença 

Barueri tem empreendido uma verdadeira ofensiva contra a doença, vacinando em locais públicos, indo a escolas e realizando bloqueios e varreduras em todos os lugares onde há suspeitas e casos confirmados. O poder público tem feito sua parte, mas é muito importante que o cidadão busque proteger-se. Algumas das UBSs ficam abertas até as 21h e há a UBS do Jardim Paulista, que passou a funcionar 24 horas por dia.

Até o momento a cidade já vacinou 33.731 pessoas só este ano, sendo 23.219 na faixa etária dos 15 aos 29 anos, 9.147 em pessoas com mais de 30 anos e 1.365 na faixa de 1 a 14 anos. O município registrou 26 casos confirmados da doença até agora e há 103 em investigação.

 

_____

Leave a Comment