sábado , 20 abril 2024

Home » Barueri » Governador Geraldo Alckmin inaugura a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Barueri

Governador Geraldo Alckmin inaugura a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Barueri

junho 8, 2017 3:51 pm by: Category: Barueri, Brasil, Região Oeste da Grande São Paulo, São Paulo A+ / A-

governador.ETE

Foto: Fábio Oscar/ Secom – Prefeitura Municipal de Barueri

Legenda: Secretários de Barueri Marco Antônio de Oliveira (Bidu), Joaldo Rodrigues (Magoo) e Carlos Roberto da Silva (Prof. Carlinhos) acompanham o governador Geraldo Alckmin

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve em Barueri na manhã de ontem, dia 7, para inaugurar oficialmente a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que tem sede no bairro da Aldeia de Barueri. Estiveram presentes diversas autoridades da região oeste, tendo sido recebido pelo secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (SRNMA),  Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que representou o prefeito Rubens Furlan (PSDB).

 Durante o evento, o governador disse que é uma grande alegria entregar mais uma etapa de um projeto tão importante e que o Governo do Estado deve continuar com a ampliação do tratamento de esgoto ao longo dos anos.

“Passamos de 9.500 litros por segundo de esgoto tratado para 12 mil litros por segundo. Isso equivale a 5, 7 milhões de moradores. Até o final deste ano, queremos chegar em 16 mil litros por segundo. Para se ter uma ideia da ampliação que estamos efetivando hoje, esta unidade poderia tratar o esgoto de uma cidade do tamanho de Campinas.

As obras do “Projeto Tietê” são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, também , pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Até o final do ano, com a entrega da segunda etapa da ampliação da rede de tratamento de esgoto, o Estado conseguirá retirar por dia 561 milhões de litros de efluentes dos rios.

Para o secretario de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, “a cidade está trabalhando intensivamente com a Sabesp e com o Governo do Estado. E, esta vontade política é que fez acontecer essa obra grandiosa aqui na nossa região. Quanto mais tratamos nosso esgoto, menos poluição tem em nossos rios e, aqui em Barueri, estamos trabalhando sempre neste sentido”, ressaltou Bidu.

O “Projeto Tietê” que trabalha com a despoluição do rio desde 1992, já mostra resultados significativos. Desde a sua implantação, a mancha de poluição já diminuiu cerca de 393  quilômetros. Em 25 anos de projeto, a Sabesp já conseguiu tratar os dejetos de uma população equivalente à cidade de Londres na Inglaterra.

Leave a Comment