sábado , 20 abril 2024

Home » Barueri » Dia 20 de Julho, Sábado: Dia D da Campanha de vacinação contra o Sarampo. Informações importantes, aqui.

Dia 20 de Julho, Sábado: Dia D da Campanha de vacinação contra o Sarampo. Informações importantes, aqui.

julho 19, 2019 12:01 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

vacina.karina.borges

Foto: Karina Borges

Dia D será realizado no sábado, dia 20/07/19, em todas as UBS dos dois municípios (Barueri das 8 as 16h; e, em Santana de Parnaíba  das 8 as 17h).
Postos volantes em Alphaville e Tamboré : Santana de Parnaíba – Supermercado Pão de Açucar Alphaville (Av. Marte) e Pão de Açúcar do Tamboré (Av. Marcos Ulhoa P. Rodrigues); em Barueri – Alphaville e Aldeia da Serra.
Público alvo: pessoas de 15 a 29 anos. 
Para as demais faixas etárias: será avaliada a carteira de vacina conforme calendário vacinal do Estado.
A vacina é a SCR (Sarampo/Caxumba/Rubéola).
Levar a caderneta de vacina. A campanha irá até dia 16/08/19.
As UBSs irão funcionar das 8 às 16h e estarão oferecendo a vacina para as pessoas de 15 a 29 anos de idade. O posto volante de Alphaville será no Alpha Shopping e o da Aldeia da Serra, no Condomínio Morada dos Pássaros. Ambos atenderão das 9 às 16h. É necessário levar a caderneta de vacinação.

O imunobiológico aplicado é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola.

A vacina é extremamente importante para prevenir o sarampo, que é altamente contagioso. Até a última segunda-feira (dia 15), o Estado de São Paulo confirmou 384 casos, sendo 272 (70%) provenientes da capital paulista.

A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo campanhas de vacinação até o dia 16 de agosto em cidades como São Paulo, Guarulhos, Osasco, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul. As pessoas de 15 a 29 anos estão sendo priorizadas por serem consideradas as mais vulneráveis devido sua baixa procura pelo imunobiológico. A faixa etária corresponde à metade dos casos da doença registrados no Estado.

Sobre a vacina 

A tríplice viral faz parte do Calendário Nacional de Vacinação brasileiro e está na rotina dos postos de saúde para crianças, que devem tomar uma dose aos 12 meses de vida e um reforço aos 15 meses com a tetraviral (que além das três doenças citadas, também previne varicela).

A tetraviral pode ser aplicada em crianças até4 anos, 11 meses e 29 dias que não tenham sido vacinadas aos 15 meses. Pessoas de 5 a 29 anos nunca vacinadas ou com o esquema vacinal incompleto devem tomar a tríplice viral conforme a situação. Pessoas de 30 a 49 anos, não vacinadas, devem tomar uma dose da tríplice.

É considerado vacinado o indivíduo que comprovar o recebimento de 2 doses de vacina com o componente sarampo. Quem puder comprovar as doses conforme o preconizado para sua faixa etária não precisa mais receber o imunobiológico.

Contraindicação

A vacina não é recomendada a gestantes e a imunodeprimidos (pacientes oncológicos ou em tratamento contra a leucemia).

 

Leave a Comment