sexta-feira , 19 abril 2024

Home » Barueri » Prefeitura de Barueri entrega novo Centro de Hemodiálise à população, o maior do Brasil pelo SUS

Prefeitura de Barueri entrega novo Centro de Hemodiálise à população, o maior do Brasil pelo SUS

março 31, 2019 10:56 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

hemodialise4.jpeg

Fotos: Secom/ Barueri

Na quinta-feira, 28, a Prefeitura de Barueri realizou a entrega oficial do novo Centro de Hemodiálise ‘Dra. Sandra Vicenza Sarno’, que fica em prédio anexo ao Hospital Municipal de Barueri – HMB. A infraestrutura está pronta e completa.

hemodialise1

hemodialise2
O tratamento de diálise já era feito anteriormente pelo município, com o total de 24 máquinas. Com a criação do Centro, o serviço foi ampliado e agora são 68 estações modernas e confortáveis com capacidade para 3 atendimentos diários cada uma. Isso eleva os atendimentos de 60 para mais de 200/dia.

hemodialise3
“Quem faz hemodiálise normalmente faz três sessões por semana, sessões de quatro horas. O maior sofrimento é quando a pessoa tem que se deslocar de Barueri, pegando trânsito. E, depois da hemodiálise ela sai debilitada”, declarou o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, informando que a capacidade do novo equipamento é bem mais do que suficiente para suprir a demanda local atual.

Mais qualidade de vida aos pacientes 

O ganho na qualidade de vida desses pacientes também foi destacado pelo médico nefrologista do HMB, Agostinho Filgueira Neto, responsável pelo setor. “A gente tem pacientes que são munícipes e que estão fazendo diálise em São Paulo e em diversos outros locais. O impacto inicial é que esse munícipe vai poder fazer diálise na sua cidade, próximo da residência. Muda muito em termos de qualidade do tratamento e ele não vai precisar acordar às 4 da manhã, ficar no trânsito, porque vai estar próximo de casa, dos familiares e até do hospital no caso de alguma intercorrência e isso impacta muito na qualidade de vida do paciente”, frisou.

Com o investimento realizado pela Prefeitura, o plano é mais do que triplicar os atendimentos gradativamente. “Queremos, de início, já dobrar o número de atendidos numa primeira etapa e que será aumentada progressivamente chegar à capacidade total de funcionamento, tendo até três vezes e meia o número do que a gente atendia”, disse Agostinho.

Maior do Brasil 

O tamanho do novo Centro de Hemodiálise impressiona. O secretário de Saúde de Barueri, Dionisio Alvarez Mateos Filho e outras autoridades presentes na entrega do equipamento, como o superintendente da SPDM (Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina), Nacime Salomão Mansur, afirmaram de que se trata do maior centro de hemodiálise que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil.

“É um dia inesquecível para Barueri porque é uma obra realmente inovadora, um centro de hemodiálise que não tem em nenhuma prefeitura do Brasil. Não há uma obra igual a essa, não só em espaço físico, em qualidade de construção e esmero, como também em número de máquinas de hemodiálise apenas com o convênio SUS. Hoje, a gente faz 1.600 hemodiálises/mês e vamos passar para 3.200 a 3.500 hemodiálises mensais”, declarou o secretário da pasta.

Os atendimentos no novo Centro de Hemodiálise de Barueri começarão no dia 10 de abril, após serem concluídas as análises microbiológicas a que todo equipamento dessa natureza precisa se submeter. A Secretaria de Saúde fez questão de adiantar-se com as análises técnicas, enviadas a uma empresa especializada, para que a unidade entre em funcionamento o mais breve possível.

Leave a Comment