sábado , 27 abril 2024

Home » Brasil » Morre a maior celebridade da cidade, a artista plastica de Santana de Parnaíba, Mariazinha Fernandes

Morre a maior celebridade da cidade, a artista plastica de Santana de Parnaíba, Mariazinha Fernandes

dezembro 30, 2014 1:59 am by: Category: Brasil, Santana de Parnaíba - Centro Historico A+ / A-

mariazinha exposiçãoFotos: Arquivo Newsville e reprodução do Facebook de Mariazinha Fernandes

Faleceu na noite de ontem, 29, aos 78 anos, possivelmente por embolia pulmonar por conta de uma cirurgia de protese de femur, em função de uma queda no início deste mês, a artista plastica mais importante e famosa –  Mariazinha Fernandes – de Santana de Parnaíba, moradora nas proximidades do Centro Historico, que tanto retratava. Iniciou muito cedo a sua carreira como pintora e restauradora de quadros pintados à mão, além de lecionar pintura até a atualidade. Foi reconhecida em inumeras homenagens, inclusive no exterior. Comendadora, recebeu a  Laurea de JK –  Juscelino Kubitschek, por ocasião do Cinquentenário do Arsenal de Guerra, sediado em Barueri (foto abaixo, ao meu lado – essa editora – onde tive a honra de condecorá-la). Teve varias exposições na cidade, sendo a ultima, bem recente.

Mariazinha_comendadora

Variava a sua arte em estilos classicos e arte Naif, onde foi muito premiada. Pintava retratos humanos com perfeição e sua arte era verdadeiramente reconhecida como sendo da principal artista plastica parnaibana, de todos os tempos.

mariazinha2

Mariazinha deixa esposo Rui, filha Nancy, genro Wilson e seis netos, Marcel, Débora, Thais e, do falecido filho Edson, Guilherme, Maitê e Mariana. Ela sofreu muito a perda do filho Edson, aos 58 anos, que era seu vizinho, muito proximo dela, que faleceu no ano passado por um infarto fulminante. Embora sempre atuante, ela sentia-se muito triste com a perda do filho tão companheiro, mas não abandonou a sua arte.

O seu velório começou por volta das 23h:00 horas de ontem, na Camara Municipal de Santana de Parnaíba que fica Rua Porto Rico, 231 e, o sepultamento será hoje, dia 30, às 15h:00 no Cemitério do Centro da cidade, atrás da Prefeitura Municipal.

Sua arte, retratava como ninguem, temas da história parnaibana. Algumas obras:

mariazinha3

mariazinha4

 

mariazinha5

 

mariazinha7

mariazinha rosto_OK

Nascida em 02 de fevereiro de 1936, faleceu aos 78 anos de idade. Uma pessoa que conhecia muito a História de Santana de Parnaíba, muito envolvida em todos os acontecimentos, muito convidada para eventos culturais, onde costumava ser homenageada. E, fica aqui, nossa homenagem, a esta que foi nossa grande amiga e colaboradora por mais de 22 anos e a mais verdadeira, tradicional e importante celebridade da cidade de Santana de Parnaíba.

mariazinha jantando

 

Mariazinha rosto1

 

mariazinha jovem

Leave a Comment