sábado , 27 abril 2024

Home » Barueri » Posto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos retoma atendimento dia 8

Posto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos retoma atendimento dia 8

janeiro 8, 2024 11:11 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Mundo, São Paulo A+ / A-

Vacinacao_cepad_12

 Foto: Ana Carolina Guice / Secom

O posto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos da Prefeitura de Barueri retornará à programação normal na próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro de 2024. A vacinação ocorrerá, como de costume, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 15:30h.

Esse posto está localizado no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), na rua Anhanguera, 200, na Vila São Francisco.  Serão disponibilizadas 75 doses da vacina por dia, o munícipe não necessita agendar a vacinação previamente.

Para facilitar o atendimento é importante que o tutor do animal leve o termo de responsabilidade pela vacinação impresso, preenchido e assinado. O documento está disponível AQUI.

Recomendações

A raiva é uma doença fatal, que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou da arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. Sendo assim, a vacinação dos pets é essencial para a prevenção da doença.

Importante ressaltar que a vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.

Fique de olho!

Saiba quais os cuidados a serem tomados pelo responsável no momento da vacinação:

  1. Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade), com força e capacidade para conter o animal;
  1. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003) devem utilizar focinheira apropriada;
  1. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. Esses pets não devem ser trazidos livremente para evitar acidentes e fuga do animal, pois o DTCZ situa-se próximo à linha de trem e à avenida principal.

 

 

Leave a Comment