sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Brasil » Todo dia é Dia das Crianças em Santana de Parnaíba

Todo dia é Dia das Crianças em Santana de Parnaíba

outubro 13, 2021 6:07 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

Dia das Crianças - Fabiano Martins.699

Foto: Fabiano Martins / Secom

Durante os 365 dias do ano, a Prefeitura de Santana de Parnaíba desenvolve políticas públicas de saúde, educação, segurança, cultura e lazer para garantir um futuro com qualidade de vida para as crianças, construindo uma geração de vencedores.

Na terça – feira (12/10), aconteceu o Dia das Crianças em todo o país, e em Santana de Parnaíba os pais têm muito a comemorar, já que nos últimos 8 anos a administração municipal realizou uma série de investimentos voltados às crianças e adolescentes.

Neste período, a cidade desenvolveu um conceito de crescimento que prioriza a atenção a pilares fundamentais do desenvolvimento do público infantil, como o acesso à educação, tecnologia, lazer, esporte, cultura e saúde, entre outros, de modo a garantir que as futuras gerações tenham toda a estrutura para a construção de uma base de sucesso.

Os recortes abaixo mostram programas e projetos desenvolvidos pela prefeitura de Santana de Parnaíba, voltados aos pequenos, que trazem essência, esperança, amor e segurança.

MÃE PARNAIBANA E BEBÊ PASSO A PASSO 

Desde muito cedo as crianças da cidade já recebem um tratamento especial, por meio desses programas que visam combater a mortalidade infantil. Não é a toa que a cidade possui uma das menores taxas de mortalidade infantil.

SAÚDE DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA

Ainda na área da saúde, também se evidencia o cuidado da administração com o público mais jovem, já que desde 2018, o município conta com o Pronto Socorro Infantil, com profissionais especializados para o tratamento de urgência e emergência de crianças de 0 a 12 anos.

INGLÊS NO ENSINO INFANTIL

Para que o contato e a vivência com um novo idioma comece cada vez mais cedo, no mês passado foi iniciado o Programa Inglês no Ensino Infantil, que atenderá cerca de 5 mil alunos do maternal II até o pré II, contemplando 32 colégios.

AULAS DE DANÇA E MÚSICA

E para garantir o acesso às artes e a cultura, a prefeitura oferece as aulas dos CCAMs, onde as crianças têm à disposição aulas de teatro, dança, capoeira, canto e coral, iniciação musical ou o aprendizado de instrumentos como violão, cavaquinho, bateria, saxofone, entre outros.

ESPORTE VOLTADO ÀS CRIANÇAS

Ao todo, quase 3 mil crianças participam das aulas de modalidades esportivas oferecidas pela Smafel entre as quais estão o futebol, karatê, muay thai, boxe e etc., Além disso, cabe destacar que Santana de Parnaíba é referência na natação para bebês.

PROJETO ARBORIZAR

Sustentabilidade é outra temática sobre a qual as crianças parnaibanas estão inseridas desde muito cedo, onde os alunos aprendem sobre biodiversidade, saneamento, preservação de recursos como a água, entre outros assuntos ligados ao meio ambiente.

PROSSEGUE, PROERD E GUARDA MIRIM

Como políticas públicas de segurança e cidadania, destaque para os programas Prossegue, PROERD e Guarda Mirim, que buscam conscientizar sobre as drogas, violência e a conduta dos jovens no dia a dia.

MINDLAB

A formação das crianças nos colégios do município também leva em conta fortalecimento de aspectos como a inteligência emocional, com a metodologia MindLab, que busca o desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

JOVENS DESBRAVADORES

Objetivando que as crianças criem conexão com o contexto histórico/cultural da cidade, onde os alunos do 5.º ano dos colégios municipais têm a oportunidade de conhecer de perto um pouco da história do município, em especial a preservação do patrimônio arquitetônico.

AULAS DE ROBÓTICA

Desde 2018 o município implantou as aulas de robótica que hoje atendem mais de 7 mil alunos dos ensinos fundamentais I, II e Médio em 14 diferentes colégios. O conteúdo aproxima os jovens do universo tecnológico e os prepara para os desafios da indústria 4.0.

ESCOLA DE IDIOMAS

Outra ação desenvolvida com o foco em deixar os jovens mais preparados para o mercado de trabalho é a escola de línguas, onde 425 alunos, selecionados de acordo com o seu desempenho, têm a oportunidade de cursar aulas de mandarim, espanhol e inglês.

NOVAS UNIDADES EDUCACIONAIS

Para garantir uma educação de qualidade aos jovens, 22 novas unidades educacionais já foram entregues em diversos bairros da cidade, outras 5 estão em reta final de construção e devem ser entregues em breve, além disso, os colégios Abelardo e Carlos Alberto ganharão novas sedes

Leave a Comment