sexta-feira , 29 março 2024

Home » Brasil » Wikipédia em Santana de Parnaíba: associação organiza atividades para melhorar conteúdo sobre o município na internet

Wikipédia em Santana de Parnaíba: associação organiza atividades para melhorar conteúdo sobre o município na internet

agosto 26, 2019 5:35 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

 

igreja matriz-hor

Foto: Arquivo

O município de Santana de Parnaíba recebe no último sábado de agosto (31) a partir das 10 horas um conjunto de atividades envolvendo as plataformas Wikimedia – dentre elas, a enciclopédia livre Wikipédia e a biblioteca multimídia a Wikimedia Commons. Todas as atividades terão como ênfase o município de Santana de Parnaíba, com o objetivo de compartilhar com membros da comunidade local as potencialidades do conhecimento livre nas plataformas Wikimedia e melhorar a qualidade da informação sobre a cidade na internet, de forma Santana de Parnaíba sairá “wikificada” da programação.

O evento, chamado Wiki Ocupa Santana de Parnaíba, é gratuito e organizado pelo Wiki Movimento Brasil (WMB), associação de editores que contribuem com os projetos Wikimedia e atuam nas áreas de educação e tecnologias abertas.

Será realizada uma “editatona” – maratona de edição de verbetes na Wikipédia vinculados ao município – e uma saída fotográfica pelos principais pontos da cidade, apoiada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a fim de carregar nas plataformas também imagens de Santana de Parnaíba. O grupo ainda entrevistará artistas e historiadores locais, a fim de melhorar a qualidade da informação sobre o município disponível nas plataformas Wikimedia e, consequentemente, na internet como um todo. A Wikipédia, por exemplo, é o quinto site mais acessado do mundo e atividades de melhoria de seus conteúdos colaboram com a valorização do patrimônio cultural do município.

Para participar das atividades programadas para o dia 31, basta entrar em contato com os organizadores do evento. Não é necessário conhecimentos prévios sobre o uso das plataformas wiki.  Os participantes das atividades terão uma oficina sobre como editar verbetes da Wikipédia e em seguida colocar a mão na massa para ampliar os conteúdos sobre Santana de Parnaíba na enciclopédia livre. Já os participantes da atividade fotográfica aprenderão a produzir, editar e carregar imagens na Wikimedia Commons, a biblioteca de mídias livres do Movimento Wikimedia. Para esta atividade, os participantes deverão levar seu celular com câmera, ou uma câmera fotográfica.

 Informações:

Leave a Comment