sábado , 20 abril 2024

Home » Brasil » Aconteceu hoje, a celebração de Corpus Christi no Centro Histórico de Santana de Parnaíba

Aconteceu hoje, a celebração de Corpus Christi no Centro Histórico de Santana de Parnaíba

junho 15, 2017 11:48 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba - Centro Historico, São Paulo A+ / A-

corpus1

Fotos: Reprodução do Facebook – Prefeitura Municipal

Aconteceu, hoje, 15 de junho, uma das mais tradicionais festas da cidade de Santana de Parnaíba (que fica à 35 KM da capital paulista): o Corpus Christi. Foram 850 metros das ruas do Centro Histórico forradas com 50 toneladas de serragem que deram forma aos tapetes coloridos que contam a história da celebração do ‘Corpo de Cristo’.

corpus5

Promovida pela Igreja da Matriz Santa Ana, juntamente com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, a Festa teve como tema “Ano Mariano, Ano de Maria que nos leva a Eucaristia”. 

corpus3

Foram 60 quadros temáticos que formaram um grande mosaico com símbolos cristãos, compondo, assim um verdadeiro cenário bíblico, todos produzidos pelo artista plástico Alcides S. Maia e distribuídos para os moradores confeccionarem, desde as primeiras horas de hoje.

corpus2

corpus4

O prefeito Elvis Leonardo Cezar acompanhou o evento em vários momentos, confecção dos tapetes, missas e a procissão depois da última missa do dia.

Além das serragens, as pessoas utilizaram pipoca, tampinha de garrafa, casca de ovo, cal e, até mesmo, pó de café. Tudo para deixar o caminho da fé muito mais bonito.

corpus6

Além da programação religiosa com missa às 8h30, 10h30, 12h:00 e missa campal às 15h30 seguida de procissão, os moradores e turistas puderam aproveitar o dia para visitar a Feira de Artesanato e Alimentação.

A cidade recebeu mais de 50 mil visitantes ao longo do dia.

Histórico da data

A celebração da festa de Corpus Christi, nome que vem do latim e significa Corpo de Cristo teve origem em 1243, em Liége, na Bélgica, quando a freira Juliana de Mont Cornion teve visões de Cristo, manifestando o desejo de que a ocasião fosse lembrada com destaque. Em 1264, o evento foi estendido para toda a Igreja Católica, por determinação do Papa Urbano IV.

Não há registro histórico sobre a data de início do evento em Santana de Parnaíba. Sabe-se que até 1968 – ano em que a serragem passou a integrar o painel de cores – as ruas e janelas de Santana de Parnaíba eram enfeitadas com flores vermelhas de São João, comuns nos meses de junho e julho.

Como foi a Programação:

Corpus Christi em Santana de Parnaíba /Centro Histórico

Bolsão de estacionamento gratuito.

Horário Evento

6h:30 – Confecção do tapete

8h:30 – Missa na Igreja Matriz

10h:30 – Missa na Igreja Matriz

12h:00 – Missa na Igreja Matriz

15h:00 – Missa Campal seguida de procissão pelas ruas do Centro Histórico 

Leave a Comment