domingo , 23 setembro 2018

Home » Brasil » AVANÇO NA LUTA CONTRA O CANCER (FOSFOETANOLAMINA SINTETICA)

AVANÇO NA LUTA CONTRA O CANCER (FOSFOETANOLAMINA SINTETICA)

janeiro 5, 2016 4:32 pm by: Category: Brasil, São Paulo A+ / A-

matéria. cancer

Colaboração: deputado estadual Ricardo Madalena – material enviado para o Facebook da editora Gláucia Poppe

Texto adaptado dentro das novas regras ortograficas obrigatórias a partir de 01.01.2016

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e seu secretário da Saude, David Uip, receberam no Palácio dos Bandeirantes, no dia 23, o professor Gilberto Chierice, o professor Salvador Claro Neto e o seu advogado Henrique Camacho. Participaram, tambem, da audiência, os parlamentares deputado Ricardo Madalena e deputado Roberto Massafera, onde foi assinado o “Termo de Cessão de Uso” do produto denominado fosfoetanolamina sintética com o fim específico de desenvolvimento de pesquisa clinica.

No ultimo dia 21, o professor Gilberto e seus pesquisadores estiveram na FURP (Fundação para o Remédio Popular), onde constataram não ter condições e equipamentos necessários para sintetizar (produzir) a fosfoetanolamina sintetica, pois os unicos processos desenvolvidos pela FURP são o de mistura e embalagem. Sabendo disso, dentre os laboratórios farmoquimicos credenciados pela ANVISA existentes no Brasil, entre eles: Nortec-RJ, Globequímica, Cristalia, Farmil-Barueri-SP; o governo de São Paulo disponibilizou a contratação de um laboratório para sintetizar a substância, ficando a cargo dos pesquisadores escolher o mais adequado para a produção da fosfoetanolamina sintetica.

A princípio, está sendo cogitado pelo estado realizar os testes clinicos em até 1000 pacientes que serão divididos em grupos. “A idéia inicial é que vários braços da doença sejam pesquisados, provavelmente sete braços”, disse o secretário da Saude.

O deputado Ricardo Madalena questionou, na audiência, a necessidade de atendimento das liminares acatadas pela justiça federal, pois a USP não tem condições de atender as demandas de outros estados. “Neste momento, temos que nos preocupar em atender quem necessita dessa substância mesmo antes dos testes clinicos, que para mim na data de hoje, teve um grande avanço com a assinatura do Termo de Cessão de Uso. Tenho certeza (pelas testemunhas e fatos narrados que acompanho desde o início das ações) que esta substância, no futuro, será prescrita pelos medicos como remédio e trará esperança de vida a muitas pessoas que sofrem desta enfermidade”, disse o deputado.

Essa colocação do deputado Ricardo Madalena foi de fundamental importância, pois o professor Salvador Claro Neto, membro efetivo da USP-São Carlos, comentou sobre as condições precárias de trabalho e a baixa produção de fosfoetanolamina sintetica, que não consegue atender a demanda das liminares.

“O governador e o secretário terão que achar uma solução”, disse o deputado Ricardo Madalena.

Esta redação conclui a matéria, com as seguintes observações: o fato de São Paulo ter um governador que é médico por formação, permite que o mesmo analise a extensão desta ação de uma maneira embasada nos seus conhecimentos médicos, o que entendemos ser um facilitador para que se amplie este trabalho de pesquisa e produção; a iniciativa desta reunião é algo que deverá ser um marco, no combate ao cancer, motivo pelo qual, achamos de extrema importância, propagar este encontro.  Estaremos atentos ao andamento deste programa de combate ao cancer e agradecemos a colaboração do deputado Ricardo Madalena.

Leave a Comment