sexta-feira , 29 março 2024

Home » Antártica » A deputada federal Bruna Furlan foi convidada pela Marinha do Brasil para conhecer o PROANTAR- Programa Antártico Brasileiro.

A deputada federal Bruna Furlan foi convidada pela Marinha do Brasil para conhecer o PROANTAR- Programa Antártico Brasileiro.

março 20, 2015 12:20 am by: Category: Antártica A+ / A-

Bruna -antartida

Fotos: Reprodução do Facebook da deputada federal Bruna Furlan 

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) foi convidada pela Marinha do Brasil para integrar a Missão Oficial de Parlamentares a Estação Antártida Comandante Ferraz , para conhecer o PROANTAR- Programa Antártico Brasileiro.
Essas atividades científicas se constituem no principal pilar de sustentação do status do Brasil como membro consultivo do Tratado da Antártica, condição que lhe confere efetiva participação nos processos decisórios sobre a gestão ambiental e o futuro político da Antártica.
O espaço antártico é de vital importância para o Brasil em diversos campos, como por exemplo, geopolítica científica, ambiental e econômica, pois fortalece a nossa soberania nacional.
Nessas 3 décadas de atuação dos pesquisadores brasileiros, mesmo com dificuldade de investimentos do Governo Federal, eles realizam uma média de 20 importantes pesquisas anuais nas áreas de oceanografia, biologia, biologia marinha, glaciologia, geologia, meteorologia e arquitetura, além de permitir a Marinha do Brasil, com apoio da Força Aérea Brasileira realizar uma das maiores operações de apoio logístico em termos de complexidade e distância.
Uma parceria recente e de fundamental importância e extremamente necessária, incorporou-se aos esforços em prol do PROANTAR a Frente Parlamentar de apoio ao Programa Antártico Brasileiro, que desde 2007 vem defendendo, no Congresso Nacional uma dotação de recursos orçamentários compatível com a relevância e as necessidades financeiras do programa em causa e com os compromissos internacionais do Brasil na condição de membro consultivo do Tratado da Antártica.

Na semana, Bruna Furlan foi eleita vice- presidente da Comissão de Relações Exteriores na Câmara dos Deputados com o compromisso de melhorar as condições de trabalho desses pesquisadores, oficiais, que, segundo ela, “são heróis que abdicam do convívio familiar, ficam meses sem ver a luz do sol no inverno pela sua vocação e espírito público com honestidade de propósitos”.

Leave a Comment