terça-feira , 23 abril 2024

Home » Barueri » Barueri 70 Anos, em 26 de março! Conheça o que tem sido feito nesta cidade muito desenvolvida, na esfera municipal

Barueri 70 Anos, em 26 de março! Conheça o que tem sido feito nesta cidade muito desenvolvida, na esfera municipal

março 26, 2019 3:00 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

bethaville-BarueriFoto: Secom/ Barueri / Legenda: Foto aérea do Bethaville e do Centro Novo com o Ginásio Poliesportivo

A Prefeitura de Barueri tem apresentado números significativos em todos os seus setores de trabalho. Conheça o principal, de 2018 até hoje:

Segurança

Barueri tem a menor taxa de criminalidade da sua história. O efetivo da GCM, Guarda Civil Municipal tem plano de carreira, e já recebeu 370 pistolas calibre 380. O Demutran, recebeu 26 novos agentes. Passou pelo EQP – Estágio de Qualificação Profissional – com 80 horas de treinamento de aperfeiçoamento. A Defesa Civil formou 150 agentes mirins. As viaturas foram trocadas e são 100 ao todo. Criou-se uma Guarda Municipal Feminina para rondas externas. A cidade é monitorada com 374 câmeras espalhadas em vários pontos, e em breve terá mais 175, todas controladas por moderno Centro de Monitoramento.

Cultura e Turismo

Substituindo o antigo teatro municipal, está em construção a Praça das Artes, projetada pelo arquiteto Ruy Otake que criou um projeto moderno, arrojado e autossustentável, com salas de exposições, de teatro, de aulas de artes, teatro e outras do gênero, além de espaço de visitação turística. Dando suporte a todos os eventos, continua o Centro de Eventos com dois auditórios para cerca de 500 pessoas cada um, acoplado ao Museu da Bíblia. E, ainda, o Museu Municipal com peças de importância histórica.

Educação

Com 106 escolas da rede de ensino, Barueri atingiu o marco de 65 mil estudantes. Neste setor, Barueri começou a destacar-se com os ITB’s – Institutos Tecnológicos de Barueri, ao todo seis, depois, pela FIEB – fundação que também tem sua extensão, iniciada em Alphaville e, mais recentemente, levada para Aldeia da Serra. A Fatec, a Etec, e o Senai, estão instalados em prédios construídos para estas finalidades. Todo ensino municipal está instalado em edificações novas ou reformadas, espalhadas por toda a cidade, onde materiais, equipamentos e uniformes, fazem parte do investimento no setor. “Meu Futuro” é um programa de cursos profissionalizantes gratuitos que vem qualificando a mão de obra de pessoas a partir de 18 anos, para as empresas da cidade. Em novembro de 2018, Barueri conquistou excelentes notas no Ideb, e quer mais, o melhor índice. E, haverá expansão, para mais escolas, do recem inaugurado Núcleo de Educação de Primeira Infância, um projeto que valoriza a formação das crianças, desde a mais tenra idade.

Saúde

O Hospital Municipal de Barueri, que voltou a funcionar com a sua capacidade total, em 2018 com a marca de, apenas nos primeiros nove meses do ano, de 10 mil cirurgias, 90 mil consultas, cirurgias cardíacas, linha de tratamentos modernos, fornecimento de medicamentos de quimioterapia, 50 novas camas hospitalares modernas, e recepção de órgãos para doação. Há um calendário completo de Campanhas de Vacinação, de Conscientização, como Dengue, Junho Vermelho (doação de sangue), Setembro Amarelo (prevenção ao suicídio), Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (diabetes e saúde do homem), e outras. No atendimento emergencial, foram remodelados o Pronto Socorro Central com novos leitos e que ganhou um moderno tomógrafo (vide box ao lado), e o Pronto Socorro Infantil Central, PS’s foram descentralizados, uma Policlínica nova e um Mini Hospital novo, Farmácias Municipais, UBS’s, Centro de Diagnóstico, Centro de Hemodiálise anexo ao HMB, Centros de Especialidades, Centro de Equoterapia, Mutirão de Marcação de Consultas, e a entrega, em maio, do Centro de Diagnósticos. É, também, referência na realização de testes de HIV e sífilis. Além de trabalhos de humanização no atendimento para idosos e tabagistas. Neste ano, haverá um novo Centro de Especialidades com 85 consultórios. Já, com mais uma UBS no Vale do Sol. E, um novo projeto de um Hospital Regional que solicitará o apoio do Governo do Estado, em breve.

Inovação e Tecnologia

Em 2018, Barueri recebeu o título de Cidade Inteligente, com vários prêmios nacionais e internacionais. Foram novas tecnologias para câmeras de monitoramento ao vivo, Wi-Fi grátis em vários pontos da cidade, sistema integrado de Saúde, semáforos inteligentes, o App Alô Barueri, câmeras de vigilância com reconhecimento de placas, coletor de lixo eletrônico no Parque Municipal Dom José, central de monitoramento, cadastro do cidadão, rede prórpia com mais de 350 km de fibra ótica e o alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Meio Ambiente

No setor de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Barueri ficou em 3º. Lugar no Programa Município Verde Azul, um indicador de medição e apoio à eficiência de gestão ambiental. O foco da prefeitura foi no trabalho de preservação ambiental e conscientização na proteção do meio ambiente, com cursos gratuitos. Datas comemorativas, por exemplo, como Pedalada da Hora, Hora do Planeta, Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, Pedalada Verde e o Dia Mundial de Valorização da Coleta Seletiva e Reciclagem, foram eventos que estiveram dentro no calendário. Foram promovidas avaliações veiculares de automóveis à diesel para cuidar da qualidade do ar. Participou do Plano Municipal da Mata Atlântica de Barueri para zelar por áreas ainda existentes. Implantado o primeiro Espaço Árvore com a criação do Guia de Arborização Urbana. O Parque Ecológico do Tietê, em Alphaville teve revitalização e replantio de árvores e ganhou eventos de Antigomobilismo e de Drones. O Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) recebeu 44 aves resgatadas de comercialização ilegal, para cuidados especiais. Foram feitos mais de 8 mil procedimentos de castração e microchipagens de cães e gatos, da população ou em processo de adoção, e Feiras de Adoção Responsável, com acompanhamento. O RG Animal agora é expedido nas bibliotecas da cidade.

Mobilidade Urbana

Para melhorar o fluxo viário, o Viaduto da Araguaia será entregue em maio. A Avenida Dib Sauaia será remodelada depois da obra atual de canalização da Sabesp. Busca-se do Governo do Estado, o investimento de R$ 1 bilhão para ter as marginais da Castello Branco  até Aldeia da Serra; e, um VLT até Alphaville (negociado atualmente pelo consórcio Cioeste, do qual Barueri faz parte). Dentre outras obras, como reforma da baia d e ônibus da Alameda Rio Negro, alargamento da Avenida Paiol Velho entre o Mackenzie e o Alphaville Residencial Zero, e outras.

Social

No setor de Assistência e Desenvolvimento Social, este onde a primeira dama Sônia Dias Furlan, preside o Fundo Social de Solidariedade, os grandes bazares de Solidariedade recolheram muitas doações, neles colocados a venda, sendo o próximo, agora no dia 4 de abril, revertendo para a Campanha do Agasalho voltada para a população cadastrada. Outras ações, como na área da habitação com o aluguel social e o Programa Morar Bem para benfeitorias em casas subnormais. Inaugurou o sexto CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Criou mais um Centro Comunitário com oficinas para mais de 400 crianças e adolescentes. Fez novos cadastramentos e reduziu a fila de espera do Parque da Maturidade para idosos. Nos três Núcleos da Moda voltaram a oferecer cursos e formaram 400 alunos em 2018. Outros projetos como Empório Mães Cuidadoras e o Renacer, para população de rua, com a Criação da Casa de Passagem, para acolhimento dos mesmos. E, eventos diversos voltados à mulher, através da Secretaria da Mulher, voltados a sua proteção, autoestima e saúde (Outubro Rosa, prevenção do câncer de mama o ano inteiro).

Obras

No ano de 2018 Barueri dobrou as obras, em relação ao exercício de 2017. Foram 20 obras entregues e, cerca de 50 obras em execução. Na Saúde, acrescentou m mini-hospital e um Pronto-Socorro; quatro UBSs, Centros de Diagnósticos, Hemodiálise, de Especialidades e dos CAPS ADIII, Adulto, Infantil e Jovem. Na Educação, obras de três maternais, uma Matermei, quatro Emefs e, a Fieb Aldeia da Serra. No Sistema Viário, o alargamento da Av. Paiol Velho (Alphaville), recapeamento de 80 mil metros lineares, viaduto da Araguaia (Tamboré) em fase final, e o viaduto do Parque Imperial, remodelação da Av. Dib Sauaia Neto, reforma da baia de ônibus na Al. Rio Negro (Alphaville). Na Justiça e Segurança, foram novos investimentos em uma Base da Guarda Municipal, 5º BAEP e batalhão no Jd. Paulista, novo Fórum de Barueri na Vila Porto, e o Ipresb, no Centro. No setor de Lazer, acrescentou um Centro Comunitário, um Parque Recreativo e um CIE, além da construção da Praça das Artes, no bairro Boa Vista, cinco praças de lazer, sendo a da Vila Porto entregue neste mês, e a reforma e adequação do Centro de Eventos e Museu da Bíblia. Na área da Infraestrutura, aconteceu a modernização do bulevar e conclusão de parte da iluminação LED em toda a cidade. Em Alphaville, foi inaugurado o Espaço de Equoterapia. No Jd. Reginalice, a reforma do Albergue. No Vale do Sol, o Terminal de Ônibus. Na Aldeia de Barueri e Bairros dos Altos, a Casa de Passagem. Ainda, uma ampliação do Cepad (acolhimento e preparo para adoção de animais domésticos),canalização e drenagem de águas pluviais até o Jd. Califórnia e melhoria do fornecimento de água no Bairro dos Altos E, medidas emergenciais frente as grandes chuvas de janeiro em vários pontos da cidade.

Serviços Municipais

Foram 365.956 trabalhos realizados, em 2018, quase o triplo que do ano de 2017. Sendo 3.622 serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, serralheria, telhado, pintura, marcenaria e retirada de bens inservíveis. Além de 2.243 atendimentos realizados no velório e cemitério municipal e 472 pedidos feitos pelas escolas da rede de ensino. Foram 362.334 serviços realizados em sinalização (placas, pintura em asfalto, guarda corpo), tapa-valas, boca de lobo, pequenas obras (reparos de vielas, guias, galerias), limpeza de córrego, beira de rio e mata ciliar; fornecimento de água, montagem de palanques para eventos e limpeza urbana (coleta de entulho, cacarecos, resíduos de áreas verdes, lixo orgânico; coleta hospitalar de recicláveis e de chorume, dentre outros). Acrescidos de remoção de 43.902,37 toneladas de resíduos, com o programa Papa-Entulho que possibilita a coleta em ‘big bags’ (sacos flexíveis), contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos. E, 5.673.748,83 metros quadrados de roçagem e capinação em áreas verdes, e  1.383.991 metros quadrados de serviços de paisagismo.

Leave a Comment