segunda-feira , 4 março 2024

Home » Barueri » Barueri – Vacinação contra raiva: atenção para a agenda de dezembro e janeiro

Barueri – Vacinação contra raiva: atenção para a agenda de dezembro e janeiro

novembro 27, 2023 12:15 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

Vacinacao_cepad_10 (1)

 Foto: Ana Carolina Guice / Secom 

O posto fixo de vacinação contra a raiva em cães e gatos de Barueri manterá os serviços, com exceção de alguns períodos de dezembro e janeiro, relativos às festas de final de ano.

Nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 a aplicação da vacina continua acontecendo como de costume: às segundas e quartas-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h30, exceto nos períodos de 25 a 29 de dezembro e também de 1º a 5 de janeiro. A programação volta à normalidade a partir do dia 8 de janeiro de 2024.

São disponibilizadas 75 doses para cada um dos dois dias. Não é necessário agendamento, as doses são aplicadas até esgotarem. O posto fixo fica no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), localizado na rua Anhanguera, 200 – Vila São Francisco.

Para facilitar o atendimento é necessário que o tutor leve o Termo de Responsabilidade impresso, preenchido e assinado. Você pode baixar o documento AQUI.

Recomendação

A vacina pode ser aplicada em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.   

Cuidados a serem tomados no momento da vacinação 

Os cães devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, e das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano” devem utilizar focinheira apropriada (Lei Estadual 11.531, de 11 de novembro de 2003).

Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, não devem ser trazidos livremente, evitando acidentes e fuga, pois o DTCZ fica próximo à linha de trem e à avenida principal.

Informações

Mais informações podem ser obtidas no DTCZ pelo telefone (11) 4198-5679 ou pelo e-mail saude.vszoonoses@barueri.sp.gov.br.

Raiva mata 

A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida às pessoas através da mordida ou arranhadura de cães e gatos infectados pelo vírus rábico. A vacinação de cães e gatos é essencial para a prevenção contra a doença.

 

Leave a Comment