quarta-feira , 24 abril 2024

Home » Barueri » Dia da Árvore é alerta para conscientização ambiental

Dia da Árvore é alerta para conscientização ambiental

setembro 21, 2021 2:02 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

dia-da-arvore.699

Foto: Divulgação Sema

Nesta terça (dia 21) é comemorado o Dia da Árvore. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a preservação da flora, esse bem tão valioso, mas que sofre sérios riscos e vem diminuindo a cada dia.

São considerados fatores de risco para sua preservação, o crescimento populacional desordenado, a especulação imobiliária, o desmatamento e as queimadas. Os focos de incêndios, inclusive, representam cada vez mais preocupação, pois estão cada vez mais próximos das áreas urbanas. Muitas áreas de proteção têm sofrido com a devastação de sua flora e, consequentemente, de sua fauna. Mas só combater as queimadas não é o suficiente para frear esse ataque.

As políticas públicas são necessárias e fundamentais para a recuperação gradativa, a recuperação dos biomas e o reflorestamento dos ambientes. Hoje, Barueri possui 19,31 % de projeção de copa de árvores no município, o que corresponde a uma área de 1.268,81 hectares, estimando um contingente de 2,5 milhões de árvores. Somando os espécimes de floresta, margem de rio, praça, calçada, próprio público e particular.

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que também é biólogo, destaca a importância de proteger as árvores. “As árvores no ambiente urbano são importantes, pois interferem no nosso dia a dia, seja, pela produção de sombra, no abrigo de animais, como barreira para dispersão de poluentes, e muitos outros benefícios.  Além disso, as nossas florestas atuam no controle do clima local, na valorização dos imóveis e na proteção de nossa biodiversidade. E, a educação ambiental é um caminho no aprendizado para a valorização das árvores e no vencimento de barreiras que dificultam a preservação de florestas e de espécimes urbanos”, enfatiza Bidu.

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri mantém um departamento estratégico nesse trabalho, que é o de Educação Ambiental. Esclarecer a população sobre a importância da preservação e do plantio de árvores traz muitos benefícios diretos e indiretos, como controle do clima, da poluição, a manutenção e surgimento de braços d’água, nascentes, lagos, importantíssimos para o abastecimento de muitas cidades.

Leave a Comment