sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Barueri » Festival Barueri de Dança: mais de 400 bailarinos apresentaram 151 coreografias

Festival Barueri de Dança: mais de 400 bailarinos apresentaram 151 coreografias

outubro 27, 2017 1:31 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

balé_allisson

Durante três dias o Festival Barueri de Dança, realizado no Teatro Municipal da cidade, recebeu 400 bailarinos de 34 escolas, encantando o público com 151 belíssimas coreografias envolvendo as modalidades: jazz, dança urbana, contemporâneo, repertório, balé clássico e dança de salão.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o Festival reuniu renomados jurados para avaliar os bailarinos, como Jean Allex, Yoshi Suzuki, Fernanda Fiuza, Beka e Silvia Gaspar.

No primeiro dia (sexta-feira, 20), a abertura ficou por conta da Shekinah Company, com a coreografia “Vazio”, de Naná Ferreira. No encerramento da noite, a plateia ovacionou o grupo de Dança do Parque da Maturidade.

No segundo dia (sábado, 21), a São Paulo Cia de Dança abriu o evento emocionando o público com o Pas de Deux “Fada do Amor”, com os bailarinos Luiza Yuk e Geivison Moreira. Durante o evento os Núcleos de Dança e Música de Barueri apresentaram mostras com o cantor e professor de violão Noel Medrado e o coordenador de música Ítalo Queiroz, no acordeom. O regente Manoel Macário levou seus alunos da orquestra, além das bailarinas Maria Carolina Gaspar e Sophia Gonçalves que também dançaram para os presentes.

Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo parabenizou professores, coreógrafos e bailarinos, jurados e agradeceu a dedicação da Ariane Anderaos, coordenadora de desenvolvimento de artes e cultura e toda equipe da Secretaria de Cultura que se dedicou para organizar esse evento. “O Festival é 100% solidário quero agradecer a todos que contribuíram com o leite em pó, os valores das inscrições foram depositados para o Fundo Social de Solidariedade de Barueri. Muitas crianças carentes serão beneficiadas e isso nos deixa feliz.” Destacou também que a obra de arte que está no programa do Festival é da artista Anita Malfatti – que realizou sua 1º exposição individual há 100 anos, sendo considerada a primeira do modernismo brasileiro. A Cultura fez pesquisa e estudo sobre o tema como forma de valorizar a arte brasileira, com a participação de todos os alunos dos Núcleos e Oficinas.

“É muito importante ter uma cidade que apoia e investe em projetos sociais, a arte nos torna humano, o país tem pouco investimento e o Festival de Barueri é organizado, a equipe é eficiente. Estou muito feliz por ter participado deste projeto”, afirmou Yoshi Susuki, um dos principais bailarinos no cenário brasileiro integrante da São Paulo Companhia de Dança.

No último dia a abertura foi feita pelo Ballet Márcia Lago com a coreografia “Paquita”. As apresentações que tiveram as maiores notas foram premiadas em dinheiro. A maior nota foi para o solo juvenil contemporâneo “Sutilmente”, do Studio de Dança Fernanda Abreu. A segunda  maior nota foi na categoria Adulto – conjunto contemporâneo – coreografia “Massa”, do Ballet Paula Firetti.
A melhor coreografia foi “In Concerte” do Ballet Thatiana Orite com o conjunto amador clássico.

O prêmio Melhor Grupo ficou com o Dance Studio Alphaville. As Bailarinas Destaque do Festival foram Antonia Manrique e Luana Fernanda, coreografia “Day Off – Ballet Thatiana Orite”.

balé.foto 2_bob

O evento solidário arrecadou 512 pacotes e latas de leite em pó, somando 221,300 quilos.Confira a lista completa dos premiados do Festival Barueri de Dança no site www.barueri.sp.gov.br no link da Secretaria de Cultura e Turismo.

Crédito da foto 1: Alisson Roberto / Secom

Crédito da foto 2: Bob Cruz / Secretaria de Cultura e Turismo

Leave a Comment