sábado , 20 abril 2024

Home » Barueri » Guarda de Barueri ganha Base Guardiã Maria da Penha de proteção à mulher

Guarda de Barueri ganha Base Guardiã Maria da Penha de proteção à mulher

abril 8, 2018 4:23 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

base.mulher.Maria da penha. Barueri

Foto: Marcio Henrique/ SSMU da Prefeitura de Barueri

No dia 28 de março, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri entregou à Guarda Civil Municipal, no bairro Nova Aldeinha, a Base Guardiã Maria da Penha, que passa a ser utilizada especificamente no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo a secretária da pasta, Regina Mesquita, a instalação da base nasceu devido ao aumento significativo da violência contra a mulher. Desde que o projeto Guardiã Maria da Penha iniciou há dois anos, 180 casos já foram atendidos. Atualmente, 37 casos são acompanhados por este programa da Guarda e, com o novo espaço, muitos outros serviços poderão ser prestados com mais eficácia.

Os agentes da Guardiã Maria da Penha realizam visitas periódicas às vítimas e as acompanham em diversos aspectos, como a verificação do cumprimento de medidas protetivas, orientação dos direitos da mulher e até o encaminhamento dos agressores aos distritos policiais.

Bem localizada e com o efetivo de 12 agentes, a Base Guardiã Maria da Penha presta atendimento 24h. “Assim que a vítima procurar a polícia e prestar queixa, nossa equipe de guardiãs será acionada e imediatamente irá até o local dar todo o suporte à mulher. Se houver crianças, elas também serão amparadas”, afirma a secretária.

Contato

Quem sofre qualquer tipo de violência doméstica deve denunciar. O telefone da Base Guardiã Maria da Penha é 4194-7562.

Estatísticas assustam

De acordo com o Instituto Maria da Penha, a cada 2 segundos, uma mulher é vítima de violência física ou verbal. Já a cada 22 segundos, uma mulher se torna vítima de espancamento. Na maioria dos casos, a violência é praticada pelo parceiro, dentro da própria casa.

 

Ameaças, insultos e perseguições também são considerados formas de agressão. Seja verbal ou física devem ser interrompidas para que o bem-estar e segurança da mulher sejam preservados.

 

Leave a Comment