sexta-feira , 29 março 2024

Home » Alphaville » Parque Ecológico de Barueri, um presente valioso para Alphaville e região

Parque Ecológico de Barueri, um presente valioso para Alphaville e região

agosto 18, 2018 5:03 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, São Paulo A+ / A-

DCIM/112MEDIA/DJI_0411.JPG

Foto: Secom Barueri
O Parque Ecológico de Barueri, que fica em Alphaville, é um espaço acolhedor e importante para a qualidade de vida dos moradores onde todos podem e devem desfrutar da vida ao ar livre.

O parque nasceu do decreto estadual 7.868, publicado em 30 de abril de 1976, mas sua inauguração se deu apenas em 14 de março de 1982. O objetivo era preservar as várzeas do rio Tietê. Nessa época, era composto por três núcleos: Engenheiro Goulart, Jacuí e Ilha do Tamboré, sob administração do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Em julho de 2014, a área a qual pertencia o núcleo Ilha do Tamboré passou a ser administrada pela Prefeitura de Barueri por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema). O termo de permissão de uso exige que as áreas continuem sendo usadas para fomentar a educação ambiental, a preservação do meio ambiente, o esporte, a cultura e o lazer.
O parque funciona como um ponto de parada de animais em migração.A área faz parte do cinturão verde, uma área de preservação importante não só para Barueri, mas para a região oeste. É um corredor que serve tanto para migração de animais quanto para conservação e preservação, além de lazer para a população. Atualmente, é muito frequentado nos feriados e finais de semana, e está bem conservado e muito bonito.

parque ecologico 698

Nos últimos dois anos, um intenso trabalho tem sido feito para recuperar e revitalizar o Parque. Além da retomada da preservação e de estar se tornando referência para uma maior conscientização ambiental, o local tem recebido grandes investimentos em infraestrutura, como iluminação em led, manutenção constante e replantio de árvores que caem devido à idade.

Local: Avenida Doutor Dib Sauaia Neto, 1600 (início da Via Parque) em Alphaville, funcionando de segunda a sexta-feira das 8 às 17h e aos finais de semana e feriados das 9 às 17h. A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Leave a Comment