sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Barueri » Praça das Artes de Barueri vai atender 10 mil pessoas por mês em oficina

Praça das Artes de Barueri vai atender 10 mil pessoas por mês em oficina

julho 3, 2019 9:04 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

praça das artes aerea

Fotos: Alisson Roberto e Lourivaldo Fio/ Secom de Barueri 

A Praça das Artes de Barueri, em construção no bairro Boa Vista, já tem 80% da parte estrutural concluída. Na quarta-feira (dia 26), o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, acompanhado pelos secretários Roberto Piteri (Obras) e Jean Gaspar (Cultura e Turismo), assistiu à apresentação do andamento das obras.

praça das artes furlan e otake

O evento recebeu ainda a participação de Ruy Ohtake, arquiteto do projeto (foto acima, com o prefeito Rubens Furlan). Foi feita uma demonstração, em vídeo, sobre a fase atual de construção, modelo de execução e explicações de como ficará a Praça das Artes. A apresentação foi conduzida por Reinaldo Kalil, presidente da diretoria da Lopes Kalil Engenharia. “Essa é uma obra muito importante, uma mudança no patamar da Lopes Kalil”, enfatizou o presidente da empresa responsável pela construção. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2020.

praça das artes fio

Para o prefeito Rubens Furlan, projetos como este são para que as pessoas de hoje e do futuro possam ser felizes em Barueri e que tenham equipamentos necessários para uma boa formação. “Essa obra não é simplesmente um teatro. Por aqui passarão mais de 10 mil crianças, jovens e adultos por mês, fazendo um trabalho, um aprendizado extracurricular. É um projeto de vida para os nossos jovens. Um projeto cultural para todo o estado de São Paulo”, afirmou. “Estamos investindo neste projeto para valorizar a cultura de Barueri e de toda a região, a cultura da nossa juventude.”

Complexo Cultural 

Considerada como o novo cartão postal de Barueri, a Praça da Artes oferecerá mais opção de música, teatro, artes e dança à população. O endereço é conhecido da maioria: ruas Ministro Raphael de Barros Monteiro, Presidente Artur da Costa e Silva (ligação com a rua da Prata), Paulo Arruda Bacarat e Irmã Gilda da Silva.

O prédio está sendo erguido no quarteirão onde ficava o TMB (Teatro Municipal de Barueri) e o Ginásio de Esportes Sérgio Honda. O local passará a ser um moderno, atrativo e espaçoso complexo cultural.

O prédio terá infraestrutura sustentável (água e energia), pavimento térreo, mezanino e mais 4 pavimentos em terreno de 12.098,28 m² com área construída de 20.807,41 m².

praça das artes. projeto.698

A Praça das Artes terá novas instalações como área para acessibilidade, elevadores e rampas de acesso, restaurante e lanchonete e espaço criança com brinquedos interativos. Ampliará o atendimento aos alunos das Oficinas Culturais em um projeto referência no Brasil. “Teremos aqui um teatro preparado com esforço, com uma das melhores acústicas e urdimentos do País. Um projeto feito e pensado com muito cuidado, que entrará para a história do Estado de São Paulo”, destacou Jean Gaspar, secretário de Cultura e Turismo de Barueri.

praça das artes. anfiteatro.698

Novo teatro 

O novo teatro de Barueri ficará agregado à praça das Artes. O espaço para espectadores será aumentado de 620 para 938 pessoas. Terá dois palcos para ensaios, fosso para orquestra de 50 músicos, iluminação acústica e som de última geração.

praça das artes. hall.interno.698

 Outras instalações 

O estacionamento passará de 10 para 400 vagas, o número de salas subirá de uma para 32.  O projeto contará também com duas salas de aula de teatro, 6 salas de aulas para dança, 12 salas de aula para oficinas de artes visuais e plástica, oficinas de cenários e de figurinos; 16 salas de aulas para música (futuro conservatório de Barueri) e oficinas de artesanato.

A Praça de Artes terá espaços multiculturais, onde ficará a sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Além da Pinacoteca e do espaço criança com brinquedos interativos, abrigará a biblioteca de artes, área midiática e saguão de exposições para mostras de arte.

 

Leave a Comment