quinta-feira , 18 abril 2024

Home » Barueri » Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Recursos Naturais e Meio Ambiente

Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Recursos Naturais e Meio Ambiente

dezembro 28, 2018 11:49 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

 

parque_ecologico_secombarueriFotos: Secom PMB

Além do trabalho de preservação ambiental, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri em 2018, trabalhou na na conscientização como forma de engajar o cidadão na proteção ao meio ambiente. Em 2018, foram oferecidos diversos cursos gratuitos como Introdução à Gestão Ambiental Urbana, Cidades Inteligentes, Riquezas de Barueri – Mata Atlântica, Sustentabilidade na Prática –  da Inquietação à Ação e Agentes de Sustentabilidade.


barueri.meio ambiente

As datas comemorativas também serviram para multiplicar o conhecimento na área. 11ª Pedalada da Hora, Hora do Planeta, Dia da Água, Dia Mundial do Meio Ambiente, Pedalada Verde e o Dia Municipal de Valorização da Coleta Seletiva e Reciclagem estiveram entre os eventos realizados. O Concurso de Fotografia Paisagens em Barueri recebeu 398 fotografias, que concorreram a R$21 mil em prêmios.

Para cuidar do ar, foram promovidas avaliações veiculares para automóveis a diesel. Com frota totalmente renovada, a Prefeitura teve 100% de aprovação.

jardim-oriental-parque-municipal-de-barueri-lucas-gacia

 

Em março a Sema divulgou o Plano Municipal de Mata Atlântica de Barueri (PPMA), conjunto de ações para zelar pelos fragmentos de mata nativa. O primeiro Espaço Árvore foi implantado próximo a Etec e foi disponibilizado o Guia de Arborização Urbana. No Parque Municipal Dom José houve necessidade de substituir eucaliptos e pinheiros por espécies mais adequadas ao local. Já o Parque Ecológico Tietê também teve replantio de árvores e foi revitalizado, tornando-se grande opção de lazer com eventos de drones e antigomobilismo.

Em Aldeia da Serra, a Sema identificou uma nascente para ser modelo para toda a cidade. A Prefeitura reforçou  a lei que trata do descarte de lixo e entulho e o assunto foi destaque na TV Globo, em setembro.

Outro tema destacado pela emissora foi o Cetas (Centro de Triagens de Animais Silvestres), referência na região e que chegou a receber de uma só vez 44 aves resgatadas. Barueri avançou muito na questão animal, em dois anos foram realizados mais de 7 mil procedimentos de castração e microchipagem de animais domésticos. O RG Animal pode ser feito agora em qualquer biblioteca. No dia 21 de outubro, o Parque Municipal recebeu cerca de 5 mil visitantes para as atividades especiais do Dia Animal.

Leave a Comment