sábado , 27 abril 2024

Home » Alphaville » Santana de Parnaíba é a cidade com menor número de casos de Dengue da Região. Saiba mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt

Santana de Parnaíba é a cidade com menor número de casos de Dengue da Região. Saiba mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt

fevereiro 7, 2016 2:07 pm by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

Combate a DENGUE_Sandro Almeida

Foto: Sandro Almeida / Secom 

Levantamento aponta o Município que teve o menor número de casos de dengue na região em 2015O último levantamento do CVE – Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria do Governo do Estado, realizado em 2015, aponta Santana de Parnaíba como o município com o menor número de pessoas que contraíram dengue da região.

Dados do setor mostram que, no ano passado, Santana de Parnaíba constatou 700 casos de moradores que contraíram dengue, enquanto que nos demais municípios da região, os dados são preocupantes como em Carapicuíba que fechou o ano com 2449 casos, assim como em Itapevi que constatou 2124 pessoas com dengue, Barueri, com 1687 casos, Osasco(1526) e Jandira(1503) são os municípios com mais de cem mil habitantes com casos de dengue.

 Os números demonstram o resultado que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vêm realizando em todos os bairros da cidade para evitar a proliferação e o aumento de pessoas infectadas pela doença. Na última quarta-feira (06/01) os Agentes de Combate as Endemias estiveram no bairro Jardim Isaura, visitando as residências para orientar os moradores quanto a prevenção, além de identificar possíveis locais onde houvesse água parada ou larvas do inseto transmissor. Outra ação feita durante o mês de janeiro é a Avaliação de Densidade Larvária, para identificar as áreas do município com maior proliferação de larvas. Em Alphaville, equipes dos residenciais foram treinadas para fazer o controle e orientação com entrega de folhetos explicativos. O maior problema que vem sendo encontrado é com obras paralisadas, piscinas mal cuidadas,  excesso de folhagens em vasos e calhas.

Nesta época do ano, por conta das altas temperaturas e das fortes chuvas, aumentam o número de locais com água parada, fatores que contribuem para o aumento de criadouros do Aedes Aegypt, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika (que também é transmitido pelo mosquito Aedes Albopictus e outros tipos de aedes)e da chikungunya (que também é transmitido pelo mosquito Aedes Albopictus em áreas rurais).

De acordo com o Flávio Andrade, Coordenador Técnico da Dengue, os erros mais comuns cometidos pela população é o armazenamento inadequado de água, deixar a caixa d´água sem tampa ou com a mesma quebrada e deixar de fazer a devida manutenção nas piscinas e deixa algumas recomendações para evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito: “por conta do verão o número de insetos é ainda maior, por isso os moradores devem realizar ações rotineiras como vistoriar seu imóvel, a parte interna e externa para localizar e eliminar possíveis locais onde o mosquito possa procriar e autorizar a entrada dos agentes que estão ali para orientar sobre a maneira mais eficaz de combater o mosquito”, comentou Flávio.

As pessoas que apresentarem sintomas da dengue, chinkungunya ou zika (veja o quadro abaixo) devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência.

Os moradores interessados em solicitar a visita dos agentes da dengue ou obter mais informações, devem procurar o SEDE – Setor de Dengue da Saúde localizado na Rua Japão, 13 – no Jardim São Luís ou entrar em contato nos telefones: (11) 4154-6785 / 4154-6853 / 0800-77-06-232 / (11) 4154-6146. 

Saiba mais sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypt

 

Dengue

Chikungunya

Zika

 

 

Como a doença é transmitida?Pela picada do mosquito Aedes AegyptiPela picada dos mosquitos Aedes Aegypti (presente em áreas urbanas) e Aedes Albopictus (presente em áreas rurais)

Pela picada do mosquito Aedes Aegypti, Aedes Albopictus e outros tipos de Aedes

 

 

 

 

 

 

Quais são os sintomas?Febre alta (geralmente dura de 02 a 07 dias), dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor na parte posterior dos olhos, erupção e coceira na pele. Em casos mais graves o paciente pode apresentar sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tonturaDores nas articulações dos pés e das mãos, febre acima de 39 graus, dores de cabeça, dos nos músculos e manchas vermelhas na pele.Apresentam os mesmos sintomas da dengue e da Chikungunya, além de alergias, febres, dores e manchas no corpo, diarréia e conjuntivite

Em todos os casos o paciente deve procurar atendimento médico, ficar em repouso e ingerir bastante líquido

 

Leave a Comment