sexta-feira , 19 abril 2024

Home » Barueri » Saúde de Barueri realiza teste rápido de HIV e sífilis na Feira Noturna da próxima terça, dia 17

Saúde de Barueri realiza teste rápido de HIV e sífilis na Feira Noturna da próxima terça, dia 17

julho 15, 2018 1:02 am by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, São Paulo A+ / A-

TESTE HIV.FEIRA BARUERI. Fio.698

Foto: Lourivaldo Fio/ Secom 

As pessoas sexualmente ativas terão a oportunidade de realizar o teste rápido de HIV e sífilis gratuitamente e com total sigilo durante a Feira Noturna de Barueri da próxima terça-feira (dia 17), das 17 às 21h30. O exame não requer jejum e o resultado sai em apenas 15 minutos, revelado em área restrita.

A ação, intitulada Extramuros, é promovida pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Barueri integrantes do Programa IST / Aids / HV e faz parte da campanha “Fique Sabendo”, do governo do Estado, voltada ao combate das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além de realizar os testes, a equipe de Saúde também dará orientações, tirará dúvidas e distribuirá preservativos aos que passarem pelo estande. O teste é indicado a pessoas sexualmente ativas; que tiveram qualquer tipo de relação (oral, anal ou vaginal) sem proteção; que têm ou tiveram tuberculose e hepatites; que já tiveram ou desconfiam ter tido alguma DST (doença sexualmente transmissível); que compartilharam seringas ou agulhas; e  que estejam grávidas. 

É sempre melhor saber

A ação é realizada todos os anos, mais de uma vez, já que quanto antes forem detectadas as doenças, maiores são as chances de sucesso no tratamento, que é totalmente gratuito, além de inibir a transmissão dos vírus. A sífilis tem cura e a Aids, embora ainda não tenha, quando detectada cedo conta com medicamentos que permitem levar uma vida normal. Gestantes portadoras do HIV têm 98% de chance de gerar filhos sem o vírus se fizerem o tratamento corretamente.

Os que tiverem exames positivos serão automaticamente encaminhados ao serviço de Saúde do município, onde receberão todo o amparo e orientação. O tratamento contra sífilis é feito na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência. Os casos de HIV são encaminhados para tratamento no SAE (Serviço de Atenção Especializada), onde recebem todo o medicamento necessário, independentemente do município de origem da pessoa, além de um acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, enfermeiro, assistente social, dentista, farmacêutico, nutricionista, infectologista e ginecologista.

Leave a Comment