sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Alphaville » Via Parque é liberada e opera de ponta a ponta

Via Parque é liberada e opera de ponta a ponta

agosto 29, 2017 12:37 am by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

via parque

Foto: Alisson / Secom – Prefeitura de Barueri

Considerada como uma das maiores obras de mobilidade urbana da história de Alphaville e Tamboré, a Via Parque já está operando de ponta a ponta em toda a sua extensão que margeia o Rio Tietê. Na segunda-feira (dia 28), foi liberado oficialmente ao tráfego o novo trecho duplicado (soma de 2.760 metros de comprimento), entre a avenida Andrômeda, em Barueri e a avenida Dr. Yojiro Takaoka, em Santana de Parnaíba.

As obras foram executadas pelas duas cidades em parceria com o Governo do Estado. E na liberação, estiveram presentes o prefeito de Barueri, Rubens Furlan e o vice Roberto Piteri; o prefeito Elvis Cezar e o vice Oswaldo Borelli, ambos de Santana de Parnaíba. Também compareceram ao local, trecho da via em frente ao Parque Ecológico Tietê, a deputada federal Bruna Furlan e vereadores e secretários dos dois municípios.

via parque.autoridades

O trecho de Barueri soma 1.160 metros de extensão.  Passou a contar com duas faixas em cada sentido, teve remanejamento de postes de concreto para espaço lateral, ao lado da Área de Proteção Ambiental (APP) e implantação de postes ornamentais (no canteiro central), sem fiação aérea, para uma moderna e mais eficiente iluminação em LED.

Satisfeito pelo projeto concluído, o prefeito Rubens Furlan lembrou que a obra chegou a ficar parada por interferências no trecho. “Foi retomada, conseguimos resolver os problemas ambientais e, graças a Deus, deu tudo certo. Missão cumprida”, comemorou o prefeito de Barueri, reforçando que não existe divisa entre Santana de Parnaíba e Barueri. “Então, tem de se ter uma via bonita”. 

A Via Parque tem como objetivo oferecer mais opção ao motorista e reduzir o fluxo de veículos em Alphaville, nos horários de pico. “Beneficia a alameda Mamoré e tira todo o corredor da alameda Rio Negro”, destacou Furlan. Além disso, segundo o prefeito, facilita para quem sai da rodovia Castello, pois poderá acessar a alameda Xingu e já entrar na Via Parque (sentido Santana de Parnaíba). Na volta, passa pela avenida Dr. Dib Sauaia Neto e já chega ao trevo e à marginal da Castello Branco. “O fluxo deixa de fazer parte da vida de quem passa por dentro de Alphaville. Com isso, resolvemos parte do grande problema do trânsito”, concluiu Furlan.

Para o prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, além de tirar o trânsito de dentro de Alphaville, a Via Parque dará condições às empresas de gerarem empregos, melhorar a qualidade de vida para os moradores e atrair novos recursos para a região. “É uma obra para proporcionar fluidez no trânsito como nunca vista antes. Nos tempos atuais, a solução para os problemas se resolve com as políticas públicas. Agradeço a todos que contribuíram para fazermos essa obra”, comentou.

Novidades

Já a deputada federal Bruna Furlan disse que a Via Parque era esperada pela comunidade e que veio ao encontro dos anseios da população de Alphaville e região. “Quero parabenizar os prefeitos Rubens Furlan e Elvis Cezar pela parceria entre as duas prefeituras”, ressaltou a parlamentar, acrescentando também, que irá solicitar ao Governo do Estado a instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para desafogar o trânsito na região.

Além da duplicação, a Via Parque terá arborização e poderá ter uma ciclovia, às margens do Rio Tietê, conforme prevê o Poder Executivo. “Estamos com a reivindicação dos ciclistas da comunidade que estão pedindo mais respeito e uma atenção especial para a adaptação da ciclovia que usarão tanto para o lazer quanto para ir ao trabalho”, finalizou Bruna Furlan.

O novo trecho da Via Parque, em Barueri, complementa-se com a primeira etapa já existente de 1.100 metros de extensão, estendendo-se à Estrada da Aldeinha, com acesso à nova ponte Akira Hashimoto (ligação Aldeia de Barueri/ Alphaville) e a Osasco pela avenida Piramboia. 

Leave a Comment