Fotos: Linda Marinho, Márcio Koch e Sandro Almeida
Santana de Parnaíba, teve na última quinta-feira (04/06), sua tradicional celebração do feriado de Corpus Christi. Cerca de 30 mil pessoas entre fiéis e turistas estiveram na cidade prestigiando o evento com seu famoso tapete de serragem que cobriu as ruas do Centro Histórico.
A festa contou, ainda, com a realização de duas missas na Igreja Matriz, além da tradicional Missa Campal que é realizada na Praça 14 de novembro e é seguida da procissão, onde os fiéis passam por cima dos tapetes com a exposição do Santíssimo.
Promovida pela Paróquia de Sant’ Anna com apoio da Prefeitura, a confecção dos tapetes contou com a participação de cerca de mil voluntários, entre fiéis das paróquias do município, moradores e turistas que vieram para ajudar na montagem. A tradição da montagem dos tapetes vem desde 1968 e há fiéis que participam há mais de 40 anos.
Sob o tema a “Eucaristia é fonte de vida para a missão da Igreja”, o tapete, cujos desenhos foram idealizados pelo artista plástico S. Maia, retratou temas bíblicos, figuras da igreja como o Papa Francisco e centenas de imagens com passagens bíblicas.
“A celebração de hoje representa a adoração do Santíssimo, o Cristo presente em nossas vidas, que todos os presentes no dia de hoje possam colocar Deus em primeiro lugar principalmente para que haja mais união e paz familiar independente de qualquer religião”, explicou o padre João Lúcio da Paróquia de Santa Ana, sobre o significado do dia de Corpus Christi.
Presente na ocasião, o Prefeito Elvis Cezar comentou a importância do evento para os religiosos e para a cidade. “Corpus Christi é uma celebração e divulgação do evangelho. E é muito gratificante receber tantos fiéis em nossa cidade neste dia. Sem contar que ao mantermos a tradição cultural de preservar o nosso tapete estamos divulgando ainda mais o turismo de nossa cidade.” ressaltou o prefeito.
Créditos:
Fotos: Linda Marinho, Márcio Koch e Sandro Almeida
Texto: Secom
Legenda: fieis e turistas se reuniram nas primeiras horas da manhã para confeccionar os tapetes de Corpus Christi