sexta-feira , 26 abril 2024

Home » Brasil » Programação ‘Outubro Rosa’ – Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba

Programação ‘Outubro Rosa’ – Fundo Social de Solidariedade de Santana de Parnaíba

outubro 21, 2016 12:01 am by: Category: Brasil, Região Oeste da Grande São Paulo, Santana de Parnaíba - Centro Historico A+ / A-

banner.outubro.selma

 

Santana de Parnaíba se prepara para realizar a
4ª edição da Campanha Outubro Rosa

Ação contra o câncer de mama deste ano contará com mutirão da mamografia e a

tradicional caminhada pelas ruas do Centro Histórico

Com o objetivo de conscientizar as mulheres do município sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Santana de Parnaíba, por meio do Fundo Social de Solidariedade em parceria com outras secretarias, promove a quarta edição do “Outubro Rosa”.

outubro.rosa.coreto

outubro.rosa.rua

A cidade já começou a ser decorada para realização dos eventos que acontecerão neste mês. No dia 21/10, no Centro de Saúde da Mulher Parnaibana, localizado na Estrada Tenente Marques, 5620 no bairro da Fazendinha, será realizado o mutirão de mamografia, das 07:00 hs às 17:00 hs, realizados com mamógrafos digitais, que tornam o procedimento mais rápido e simples para análise do exame, além de mais comodidade para a paciente. Os exames de papanicolau e ultrassom de mamas deverão ser agendados.E, não haverá filas para realização dos exames nas unidades.
E, no sábado, 22/10, acontecerá a tradicional Caminhada Outubro Rosa. A concentração será às 08:30 hs na Praça 14 de Novembro, onde haverá as tendas da Saúde para aferição da pressão e conscientização sobre o câncer de mama, tenda dos cabelereiros que cortarão cerca de 15cm de cabelos de pessoas voluntárias, que serão doados para a confecção de perucas e que, posteriormente, servirão para pacientes vítimas da doença. No local terá também uma barraca da Mary Kay para maquiagem das participantes. A Secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer oferecerá uma aula de alongamento antes da caminhada começar. Diferente das edições anteriores, a caminhada tem como destino final a Rua José de Alencar, 155, onde será inaugurado o Centro de Apoio a Mulher com Câncer.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, dos exames realizados em 2014, quinze pacientes foram diagnosticados com a doença de forma precoce, enquanto que, em 2015 esse número subiu para cinquenta e duas mulheres que receberam o diagnóstico da doença na sua fase inicial. Isso se deve por conta da realização da Campanha Outubro Rosa, que começou em 2013, a qual muitas parnaibanas passaram a procurar as unidades de saúde do município para realização de exames em busca do diagnóstico precoce, que elimina na maioria dos casos a manifestação da doença.

Leave a Comment