Fotos e reportagem: Gláucia Poppe para o Diário de Alphaville ‘on-line’/Editora Newsville
Imagens/Site: www.plazashoppingcarapicuiba.com.br
A inauguração do Plaza Shopping Carapicuíba aconteceu na manhã do dia 27 de outubro, sendo o primeiro shopping e centro de compras e lazer da cidade. Com cinco pavimentos, 216 lojas, sendo 6 âncoras, 2 restaurantes, 23 lojas de fast food na Praça de Alimentação e 1050 vagas de estacionamento coberto em uma área de 80.000 m2, sendo 26.000 m2 de área bruta locável, e tem ainda, 2.278m2 de cinema da rede Cinépolis, com cerca de 1270 assentos, em 5 salas, sendo 3 delas com tecnologia 3 D. A maior, tem mais de 380 lugares e uma tela gigante de 9 metros de altura e 18 metros de comprimento. Os brinquedos e games estão no Fantasy Park em um espaço de 900 m2, com muitos atrativos para crianças. E, o shopping já nasce, inaugurado, com decoração natalina.
Na sua programação, atrações gratuitas itinerantes e atividades permanentes, um exemplo é a feira de artesanato diária no Piso 1 e, aos sábados e domingos, ampliada com mais produtos, usando o Piso 2. E, já estão programadas campanhas como A Black Friday no dia 25/11, a campanha Novembro Azul contra o Câncer de Próstata, e atrações natalinas, onde se inclui um lindo presépio.
No ‘mix’ de lojas estão grandes nomes do varejo nacional como Óticas Carol, Lupo, Cacau Show, Deny Sports e outras. Entre as âncoras estão: Renner, Polo Wear, Ricoy Supermercados, Ganha Tempo e Riachuelo. Há, também, uma área completa de serviços com clínicas de estética e odontologia, salão de beleza, lojas de games, lotérica, dentre outras. E, ainda, a presença da Honda.
No polo gastronômico encontrado na Praça de Alimentação, há 1100 lugares, e 23 operações de fast food, incluindo Burger King, Spoleto, Montana, Divino Fogão, Youburguer. E, a ‘Estação Mercadão’, uma loja que serve porções e lanches tradicionais do mercado Municipal de São Paulo. Pertencentes à rede Cruzeiros, há o estiloso boteco Cruzeiro’s Bar, com petiscos e cervejas especiais, e o Cruzeiro Express com porções rápidas e salgadinhos.
Um investimento impulsionando a economia regional
O Grupo Del Rey, que há quase 40 anos tem atividades no setor de transporte urbano na cidade, fez um investimento de 130 milhões de reais na construção do shopping e tem a expectativa de circulação média diária de 30 mil pessoas e de um consumo mensal da ordem de 160 milhões de reais. Segundo o seu presidente, João Batista Costa (ao centro, na foto acima), o grupo entrou para o segmento em gratidão à população que sempre o prestigiou e como uma forma de diversificar os negócios. No discurso de inauguração, o presidente do grupo enfatizou: ” Entramos para o segmento de shopping center com o objetivo de diversificar os negócios do Grupo Del Rey e projetar uma região que faz parte da nossa história. Queremos melhorar a cidade e a qualidade de vida dos habitantes, não só com a geração de empregos, a valorização imobiliária local, melhorias no entorno, mas também, um espaço seguro de lazer, compras e entretenimento. Estamos indo na ‘contra-mão’ da crise gerando oportunidades para uma região extremamente carente.”
Presentes à inauguração muitas autoridades e empresários, além de moradores da região, o evento aconteceu na Praça de Alimentação contando com os executivos do Grupo Del Rey e da ABLSAN Shopping Center, além do vice governador do Estado de São Paulo Marcio França (ao centro, na foto acima e na foto do coquetel, abaixo, com gravata vermelha), do atual prefeito Sérgio Ribeiro (na foto acima – este que também discursou e reiterou as palavras do presidente do Grupo Del Rey) e do prefeito eleito para a próxima gestão, Marcos Neves.
Ao som de música de câmara e um fino coquetel, os convidados foram recepcionados na festiva inauguração. E, ao final, uma apresentação da Banda Filarmônica Villa Lobos encantou aos presentes, sendo muito aplaudida pelos temas de James Bond e Missão Impossível, dentre outros temas musicais conhecidos.
Das lojas existentes, 70% já estão ocupadas e toda a negociação comercial está a cargo da ABLSAN Shopping Center e do Grupo Del Rey.
Em meio ao momento de instabilidade econômica do país, o shopping deve gerar 2.500 empregos diretos e 1.500 indiretos. E, dentro da maior tendência nas construções modernas, o shopping foi projetado com conceitos de sustentabilidade, utilizando lâmpadas de led em todo o edifício, com reciclagem de todo o lixo gerado, poços artesiano, captação de água para reuso, utilização de gerador movido à gás natural com capacidade de 1.400 KWA para utilização em horários de pico.
Localização: Próximo ao Rodo Anel, está localizado na Estrada Ernestina Vieira, 149, jardim Planalto (Vila Dirce). www.plazashoppingcarapicuiba.com.br