Foto: ESPM.com.br – UOL
Médico colombiano Guilherme Molina dá posição oficial atualizada, e o goleiro Danilo que era considerado um dos cinco sobreviventes iniciais, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Sem maiores informações, ainda. o zagueiro Allan que foi o primeiro a ser resgatado, passou por cirurgia e foi transferido para um hospital com recursos para exames de ressonância. O jornalista Rafael Henzel, outro sobrevivente, passou por cirurgia, sem mais informações.
O goleiro reserva Jackson Folmann, 24 anos, que sobreviveu, passou por cirurgia e teve uma perna amputada mas chegou a fazer contato com sua noiva na madrugada e ainda enconta-se em situação crítica. Uma aeromoça chamada Ximena Suarez, também sobreviveu com poucos ferimentos e surgem mais dois nomes de sobrevivente. Um é o jogador Neto do Chapecoense que foi encontrado vivo no início da manhã que passou por cirurgia, em divulgação oficial de quadro médico sob controle. E, o tripulante Erwin Tumiri, sem ferimentos graves.
Portanto, o número de sobreviventes dos 77 passageiros do voo fatídico, que sofreu queda a 30 km da pista do aeroporto internacional de Medellín, na Colômbia, matando quase na integralidade, a delegação Chapecoense, 20 dos 21 jornalistas, tripulantes e 3 convidados que eram um patrocinador e ex-presidentes do Chapecoense, tem como balanço final, retirando 4 passageiros que não embarcaram, dos 77 , 71 óbitos e 6 sobreviventes vivos, já considerando que o goleiro Danilo, sétimo sobrevivente, faleceu no hospital. Abaixo, imagens do resgate já a luz do dia, da aeronave destruída.
(Foto: Reprodução/Twitter/Departamento de Polícia de Antioquia)
Já foram encontradas as caixas pretas intactas que deverão esclarecer o que levou o avião à queda. O governo brasileiro, através da FAB – Força Aérea Brasileira, já disponibilizou dois aviões de cargas para o translado dos corpos e dois aviões para deslocamento de equipes e familiares. Também, foi decretado luto oficial de três dias.