terça-feira , 23 abril 2024

Home » Alphaville » Ciaoeste, anfitriona em Alphaville, prefeitos e convidados para o Fórum GMI – Gestão Municipal de Impacto

Ciaoeste, anfitriona em Alphaville, prefeitos e convidados para o Fórum GMI – Gestão Municipal de Impacto

agosto 31, 2017 10:56 pm by: Category: Alphaville, Barueri, Brasil, Mundo, São Paulo A+ / A-


forum.prefeitosAcima, os prefeitos que participaram dos blocos de apresentações do fórum, com a carta assinada

Fotos: Gláucia Poppe/ Editora Newsville – Diário de Alphaville e Marcio Koch/Secom – Pref. de Santana de Parnaíba

forum.vice-governador

Alphaville, na tarde de 30 de agosto, na sede do Cioeste, no Green Valley Business Park, recebeu prefeitos e convidados, para debater sobre assuntos importantes das cidades, no Fórum GMI – Gestão Municipal de Impacto, cuja abertura foi feita pelo vice-governador Marcio França e o presidente do Cioeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Leonardo Cezar (ambos, foto acima).

forum.plateia

No auditório do Green Valley Business Park, estiveram presentes comitivas dos prefeitos, com secretários e vereadores, primeiras damas, convidados e imprensa. Abaixo, dois dos cinco prefeitos que falaram no primeiro bloco, Lauro Michels de Diadema, em pé, e Marcos Neves de Carapicuíba, sentado.

forum.discurso.diadema

Max Santana, secretário de Comunicação de Santana de Parnaíba, foi o mestre de cerimônias, na foto abaixo, abrindo o segundo bloco de debates, na foto com os prefeitos de Jandira – Paulo Barufi, Itapevi – Igor Soares e Rubens Furlan – Barueri.

forum.abertura

O Fórum GMI foi dividido em quatro blocos com temas como Saúde, Educação, Região Metropolitana e Desenvolvimento Econômico. Cada bloco teve um prefeito que abriu o tema, com 20 minutos de exposição, seguido de outros prefeitos, que tinham 5 minutos cada um para se expressar sobre o tema. Além do prefeito Elvis Cezar, presidente do Cioeste, que é de Santana de Parnaíba, estiveram presentes o prefeito Rubens Furlan, da cidade sede do Cioeste e anfitriã do local do evento – Green Valley Business Office – e os prefeitos: Araçariguama – Lili Aymar, Cabreúva – Henrique Martins, Caieiras – Gerson Romero, Carapicuiba – Marcos Neves, Cotia – Rogério Cardoso Franco, Diadema – Lauro Michels,  Embú das Artes – Ney Santos, Guararema – Adriano Toledo Leite, Ibiúna – João Benedicto de Melo Neto, Itapevi – Igor Soares, Jandira – Paulo Barufi, Mairiporã – Antonio Aiacyda, Osasco – Rogério Lins, Vargem Grande Paulista – Josué Ramos e Taboão da Serra – Fernando Fernandes.  Todos falaram sobre as dificuldades e conquistas das suas gestões e apresentaram uma análise crítica do momento atual dos municípios perante o cenário político, gestor e econômico.

forum.discurso.furlan

forum.discurso.furlan.telão

O prefeito Rubens Furlan, de Barueri, abriu o bloco que teve como tema a educação. Foi apontado pelos demais, como líder político, por ter mais de 40 anos de vida pública e estar em quinto mandato como prefeito. Na foto acima, a única prefeita do fórum, de Araçariguama, Lili Aymar. Como convidado para explanar sobre gestão municipal, o cientista político Luiz Felipe D’Avila. Segundo ele, se não se mudar a atitude na gestão municipal, de nada adianta ter recursos vindos dos governos estadual e federal. E, como convidado especial, que irá levar a experiência deste fórum para o seu país, o prefeito de Córdoba, na Argentina, Ramón Ravier Mestre.

Houve um intervalo onde os prefeitos se confraternizaram (na foto abaixo, Rubens Furlan em primeiro plano). O último painel, foi unificado com mais de um tema e um número maior de prefeitos.

forum.furlan1

O evento teve o prefeito Elvis Cezar (abaixo), presidente do Cioeste, fechando os quatro blocos com uma preleção sobre a região metropolitana e sobre um novo papel a ser sugerido de enfrentamento na busca de novas e criativas soluções, pelo poder público, empresariado e sociedade civil.

forum.elvis.fim

forum.discurso.elvis

forum.final

Ao final, foi assinada uma carta de intenções, que será enviada à ONU – Organização das Nações Unidas, que todos os prefeitos assinaram. O primeiro a assinar (foto), foi Elvis Cezar, presidente do Cioeste. Alguns prefeitos foram convidados a participar do fórum e da assinatura da carta, mesmo sendo de outras regiões, que não fazem parte do Cioeste.

forum.elvia.carta

Ao final,  foi servido um coquetel aos presentes no lobby principal e foi feita uma coletiva de imprensa. Nela (foto abaixo), o prefeito Rubens Furlan, que está em quinto mandato, com vida pública superando 40 anos, respondendo às nossas perguntas, disse que no dia seguinte do evento, não se sentiria mais só. O prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, confirmou o perguntado pelo Diário de Alphaville,  que a mobilidade urbana é um grande foco da gestão municipal de impacto, sugerida pelo fórum. E, que entende-se por mobilidade urbana, trabalhar nos municípios pelo sistema viário, pelas ciclovias, pelas calçadas e pelos empregos próximos aos locais de moradia.

forum.coletiva1

 

Sobre o Cioeste:

O Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, foi criado em maio de 2013, por prefeitos da região. Desde a sua fundação. o Cioeste vem atingindo um patamar significativo, agregou marcos inéditos, ganhou excelência reconhecida de atuação e apontou para perspectivas positivas da região e seus municípios constituintes. O trabalho desenvolvido até o momento, tem resultado em cooperações nacionais e internacionais.

O Cioeste  traz um novo olhar para a região oeste metropolitana. Os municípios passaram a ser vistos em sua totalidade e o conceito de cidadão metropolitano se fortaleceu. Foi a partir da abordagem consorciada que os governos começaram a traçar planos em conjunto, valorizando a atitude de pensar além de suas fronteiras. Reconhecer que as pessoas compartilham espaços e se conectam umas às outras por interesses e desafios comuns, independentemente dos limites territoriais, foi um importante passo na implementação de projetos bem-sucedidos.

Essa nova perspectiva impulsionou as iniciativas, ampliou a capacidade de realização dos municípios e fortaleceu o Cioeste como um interlocutor qualificado junto ao governo e à iniciativa privada. Cooperações assinadas nos últimos anos estão se transformando em programas de alta performance e linhas de financiamento vêm sendo colocadas à disposição dos gestores públicos, para que eles possam empreender soluções locais que vão refletir em melhorias regionais.

Hoje o Cioeste é o maior consórcio intermunicipal do país em importância sócio-econômica. O grupo é formado por Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e, agora, passa a integrar Vargem Grande Paulista.

Leave a Comment