segunda-feira , 17 junho 2019

Home » Barueri » Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Inovação e Tecnologia

Retrospectiva 2018 – Prefeitura de Barueri – Inovação e Tecnologia

dezembro 29, 2018 12:28 pm by: Category: Barueri, Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Mundo, São Paulo A+ / A-

premio barueri

Fotos: Secom PMB

Em 2018, Barueri recebeu o título de Cidade Inteligente com vários prêmios nacionais e um internacional na área. Em agosto, o município foi condecorado como “Destaque Nacional” – mais alta premiação na modalidade governamental – pelas suas práticas inovadoras que promovem a alta performance, na 17ª edição do Prêmio Learning & Performance Brasil.

barueri.CIT1
Os principais destaques avaliados, que conferiram uma das premiações mais relevantes da América Latina, foram câmeras ao vivo, Wi-Fi grátis, sistema integrado de saúde, semáforos inteligentes, APP Barueri, câmeras de vigilância com reconhecimento de placas (OCR), central de monitoramento, cadastro do cidadão, rede própria com mais de 350 km de fibra ótica e o alinhamento dos projetos com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

alliz.barueri
Em setembro, Barueri figurou entre as 20 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, sendo ranqueada na 19ª posição no Smart Cities. Já em outubro, o prêmio “As 100 + Inovadoras no Uso de TI (Tecnologia da Informação)” classificou o município em 37º lugar no ranking geral e em 2º lugar em sua categoria (Setor Público) pelo APP Barueri.

No final de outubro, destacou-se pelo prêmio internacional “Cidades e Assentamentos Humanos Sustentáveis”, na Tailândia. O município foi o único representante brasileiro dentre os 36 reconhecidos. “O projeto está estritamente alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirmou a organização citando que Barueri “se destacou do restante por seu compromisso com uma cidade inclusiva, segura, vibrante e inteligente”.

O Centro de Inovação e Tecnologia de Barueri (CIT), responsável pela aplicação das soluções tecnológicas na cidade, apontou na inscrição outras duas ferramentas implantadas no projeto Barueri Cidade Inteligente em 2018:  o coletor de lixo eletrônico no Parque Dom José sem qualquer custo aos cofres públicos e o APP Alô Barueri, que liga o cidadão diretamente à Ouvidoria Municipal e que, em novembro, recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018, por seu assistente virtual (chatbot), que simula atendimento humano.

Leave a Comment