quinta-feira , 25 abril 2024

Home » Brasil » O Emocionante Drama da Paixão de Cristo, nos dias 29, 30 e 31 de Março, Em Santana de Parnaíba

O Emocionante Drama da Paixão de Cristo, nos dias 29, 30 e 31 de Março, Em Santana de Parnaíba

março 25, 2018 11:25 am by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

drama5

                          Fotos: Secom / Santana de Parnaíba

O espetáculo é considerado o maior do Estado de São Paulo

e o segundo maior do Brasil encenado a céu aberto

  Já faz parte da história cultural de Santana de Parnaíba (cidade à 35 KM da capital paulista), a encenação do DRAMA DA PAIXÃO DE CRISTO  na Páscoa, que este ano será nos dias 29, 30 e 31 Março, as 20h30 na Barragem Edgard de Souza.  O Espetáculo que conta sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo completa em 2018, 23 anos de tradição e emoção.

drama topo

 Ao entrar na Barragem, às margens do Tietê, o público se depara com a grandeza do lugar de 15 mil metros quadrados, cercado por um morro que é transformado em um perfeito cenário a céu aberto, totalmente ambientado à época de Cristo, com templo romano, palácio de Herodes e casa de Maria. Mas é lá no alto do morro que acontece a cena mais emocionante do Drama, a ascensão de Jesus a uma altura de 5 metros. Quem vê da platéia tem certeza que Ele está indo para o céu. Para completar o momento: queima de fogos.

drama FOGOS

O diferencial do Drama da Paixão de Santana de Parnaíba é que na primeira parte do espetáculo sempre é mostrado uma história bíblica diferente. No caso desse ano, será sobre A Perseverança de Jó, livro poético do velho testamento onde fala sobre um homem que passa por tribulações, perde tudo, menos a esperança e fé em Deus e por perseverar até o fim, tem sua vida restaurada e ganha tudo em dobro. Para o diretor Edimilson Andrade, a escolha do tema desse ano vai de encontro com o cenário atual do Brasil onde a maioria tem vivido situações difíceis. “É como diz na mensagem: feliz é o homem que persevera na provação e é essa palavra de esperança que queremos passar. Persevere, vale a pena”, comenta o diretor.

 

 Elenco

O elenco é formado, em sua maioria, por moradores de Santana de Parnaíba que participam das oficinas específicas do Drama, independente de serem atores profissionais. Como por exemplo, é o caso de Sinnayder Barcelos, funcionário público que há 13 anos tem a missão de dar vida ao personagem principal: Jesus Cristo. Para isso, passa por uma verdadeira transformação, colocando inclusive megahair. Também há a participação de 80 homens da cavalaria do 20º Grupamento de Artilharia Leve do Exército Brasileiro e de alunos do coral e ballet do CCAM (Centro Cultural Artístico Municipal de Santana de Parnaíba).

A História do Drama

Quem assiste ao Drama não imagina que ele começou no coração de uma criança de 05 anos, Edimilson Andrade – idealizador do espetáculo, que na época frequentava o Circo Teatro Reco Reco pertencente a sua família. Lá, em meio a dramas e comédias, esperava a chegada da semana Santa para ver a história do salvador da humanidade que morreu na cruz. Ficava tão fascinado que sonhava em contá-la um dia a sua maneira em outros lugares como praças e parques das cidades.

drama topo ok

 Até que ouviu falar na cidade teatro no nordeste do Brasil, a Nova Jerusalém que já fazia o espetáculo sobre a vida de Jesus. Não teve dúvidas, foi até lá e assistiu várias vezes, voltou feliz. No ano seguinte fez a sua primeira montagem do Drama em Piracicaba e em seguida, em Santana de Parnaíba. Nos primeiros anos as apresentações aconteciam atrás da Igreja da Matriz com duas colunas romanas e poucos atores, mas muitos espectadores. Então, foram em busca de outro local  até descobrirem a Barragem Edgard de Souza, às margens de Tietê onde é encenada até hoje.

drama3

            A Prefeitura de Santana de Parnaíba, através da Secretaria de Cultura é a responsável pela realização do evento. Para assistir ao espetáculo, basta contribuir com 1 quilo de alimento não perecível em prol do Fundo Social de Solidariedade da cidade.

drama4

DRAMA DA PAIXÃO 2018 de Santana de Parnaíba

A Perseverança de Jó

 Ensaio Geral:

Quarta-Feira, 28 de março, às 20h30

Apresentações

:

Quinta-Feira29 de Março – Sexta-Feira, 30 de Março – Sábado, 31 de Março

Horário: As 20h30                Duração: 2h30

Praça de alimentação

Estacionamento gratuito no Bolsão do Centro Histórico

Local Barragem Edgard de Souza- KM 40 da Estrada dos Romeiros- Santana de Parnaíba/ acesso Portão 2 (Acesso pelo quilometro 26B da Rodovia Castelo Branco)

Entrada Gratuita: (Haverá ponto de arrecadação para quem doar 1 kg de alimento não perecível em prol do Fundo Social de Solidariedade)

 

Leave a Comment