quinta-feira , 25 abril 2024

Home » Brasil » Neste domingo, será entregue a restauração da Igreja da Igreja Matriz de Santana de Parnaíba

Neste domingo, será entregue a restauração da Igreja da Igreja Matriz de Santana de Parnaíba

dezembro 15, 2018 6:53 pm by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba, São Paulo A+ / A-

matriz restaurada.698

Foto: Secom

Para as comemorações do ‘Natal de Luz’ de Santana de Parnaíba, a cidade receberá, amanhã,  a entrega da restauração da parte externa da Igreja da Matriz Santa Ana (tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do estado – CONDEPHAAT – desde 1982),  com uma missa ministrada pelo Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, apresentação de coral às 17:00h e um pronunciamento de entrega da obra, do prefeito Elvis César.

No final do ano passado, a prefeitura de Santana de Parnaíba foi contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo, com uma verba para a manutenção de um dos seus mais valiosos patrimônios históricos, a Igreja Matriz,com o intuito de manter as características originais da construção.

O valor de  R$1.680.914,88 destinado à restauração foi obtido após a aprovação do projeto “Santa Ana Preservação da Cultura e da Fé”, enviado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ao Fundo dos Interesses Difusos (FID), que é administrado pelo Conselho Gestor das Secretarias Estaduais e presidido pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania de São Paulo.

Para a restauração foi aplicação o método construtivo para bens históricos/culturais observando os preceitos de conservação e restauração aprovados pelos órgãos  responsáveis.

Foram utilizados materiais compatíveis  com a técnica construtiva da época para a preservação do matrimonio histórico com análise frequente sobre a procedências dos materiais empregados,  tais como cal virgem e  tintas silicáticas, o que confere a qualidade comprovada nacional e internacionalmente.

A capela foi construída por Suzana Dias na então, Vila de Parnahyba em 1610, em louvor à Santa Ana, que originou o nome da cidade. Em 1812, foi construída a edificação atual, embora a sua planta tenha sido aprovada somente em 1882. Hoje, a Igreja Matriz é um dos principais pontos turísticos da cidade. Sua última grande reforma foi em 1994.

ENTREGA RESTAURAÇÃO DA Igreja DA MATRIZ SANTA ANA

Local: Centro Histórico de Santana de Parnaíba

Data: Domingo, 16 de Dezembro

Horário: 17h

Programação: Missa com o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa, apresentação de coral e pronunciamento do prefeito Elvis César

 

Leave a Comment