sábado , 20 abril 2024

Home » Brasil » Prefeito Elvis Cezar é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

Prefeito Elvis Cezar é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

dezembro 9, 2016 1:19 am by: Category: Brasil, Grande São Paulo - Região Oeste - Alphaville, Santana de Parnaíba A+ / A-

Reunião Conselho - Esq para dir. Luiz Marinho, Elvis Cezar e Edmur Mesquita

Legenda: Reunião Conselho – Esq para dir. Luiz Marinho, Elvis Cezar e Edmur Mesquita

Fotos: Sandro Almeida/ Secom

O Prefeito Elvis Cezar participou na manhã desta quarta-feira, 07/12, no edifício CIDADE (Centro Integrado de Administração do Estado), na Rua Boa Vista, Centro da Cidade de São Paulo, da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, que o nomeou como presidente para o exercício do próximo ano de 2017. O evento contou com prefeitos e representantes dos 39 municípios que fazem parte da metrópole de São Paulo.

Há sete meses, em substituição ao prefeito do Município de São Paulo, Fernando Haddad, que se licenciou para a disputa da corrida eleitoral, o conselho passou a ser presidido por Luiz Marinho, prefeito da cidade de São Bernardo do Campo e ex-ministro das pastas do Trabalho e Previdência, tendo Elvis Cezar como seu vice.

Em café realizado antes da reunião do conselho, Elvis e Luiz Marinho foram recepcionados pelo atual presidente da EMPLASA e futuro Secretário de habitação da cidade de São Paulo, Fernando Chucre, que conversaram sobre as suas experiências e desafios frente ao executivo. A EMPLASA é uma instituição pública vinculada a Secretaria Estadual da Casa Civil, responsável pelo planejamento regional e metropolitano do Estado de São Paulo.

Reunião Conselho - Esq para dir. Lui Pedretti, Luiz Marinho, Edmur Mesquita, Elvis Cezar e Vicente Trevas

Legenda – Reunião Conselho; da esq para dir. Lui Pedretti, Luiz Marinho, Edmur Mesquita, Elvis Cezar e Vicente Trevas

A reunião foi liderada por Edmur Mesquita – secretário de assuntos metropolitanos, Luiz Marinho – presidente do conselho e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz José Pedretti – Vice-presidente da EMPLASA, Elvis Cezar – Vice-presidente do conselho e prefeito de Santana de Parnaíba e representando o prefeito Fernando Haddad estava o seu Secretário Adjunto de Relações Internacionais e Federativas Vicente Trevas.

Os membros do conselho indicaram e nomearam Elvis Cezar para presidir o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. É a segunda vez que o conselho é presidido por um prefeito que não é da capital. A área da Região Metropolitana de São Paulo é de 7.946 quilômetros quadrados, tem aproximadamente as mesmas dimensões de algumas nações, como Líbano (10 452 km²) e Jamaica (10 991 km²), e superiores às de países como Luxemburgo (2.586 km²). A população, segundo a estimativa calculada para 1º de julho de 2014, era de 20.935.204 habitantes, superior a de vários países do mundo, como o Chile (17.248.450), Holanda (16.819.595) e Portugal (10.487.289), além de ser mais populoso que a Bolívia, o Paraguai e o Uruguai juntos. Se a Região metropolitana de São Paulo fosse uma nação, seria a 55ª mais populosa do mundo. Seu Produto Interno Bruto (PIB) corresponde a cerca de 18% do total brasileiro e a mais da metade do PIB paulista (55,47%).

Leave a Comment